terça-feira, 9 de setembro de 2008
WC - Amarante - Portugal
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
WC e Limpeza
Confesso que valorizo o WC exactamente da mesma forma que valorizo uma cozinha, um quarto, um pátio interior, uma sala de estar, um anfiteatro. E confesso igualmente que qualquer tipo de desvalorização, depreciativa, relativamente a este equipamento, quer na sua concepção, quer na sua manutenção e limpeza, não faz, para mim, qualquer espécie de sentido.
Assim sendo, mantenho-me extraordinariamente atenta a este tipo de equipamento que frequento com assiduidade. Privados ou públicos, os WC`s lá estão à minha espera, sujeitos ao meu olhar perscrutador e quantas vezes reprovador.
O WC é mesmo tão importante para mim que até já aqui confessei, em postagens anteriores, a falta que me fazem uns quantos nas minhas andanças pelo deserto e também já confessei que não há como lhes sentir a falta na pele, durante uns quantos dias seguidos, de improviso, para dar o devido valor a um bom WC.
Aqui, ali e acolá já experimentei de tudo. Já falei nos imundos e deprimentes, em que entrei nos anos noventa, em Marrocos. E também em postagem anterior já falei da grande evolução em termos de melhoramento de instalações e limpeza dos ditos, verificada nos últimos anos. De facto, a evolução foi impressionante e deixa-me agradavelmente expectante relativamente ao futuro. Ao futuro deles.
Quanto ao nosso futuro, e relativamente a este assunto, acho que temos obrigação de fazer bem melhor do que aquilo que fotografei há bem pouco tempo, aqui mesmo em Amarante, num equipamento cultural público da nossa praça. A concepção do espaço, pelo arquitecto de renome que o projectou, até resultou catita. Catita o espaço, catitas os materiais e o WC até está "clean" e minimalista, mesmo como eu gosto. O pior é que o seu uso, manutenção e limpeza, é tudo menos "clean". E lá está, a bota não tem nada a ver com a perdigota!
Continuo a sentir-me envergonhada sempre que entro num espaço público destes, que desejo e espero encontrar como a sala de estar de minha casa, e encontro numa imundice deprimente.
Porque é de imundice que se trata. Imundice deprimente em país "dito" civilizado.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
14 comentários:
Olá Ananbela,
descobri o teu blog por acaso e estive a ler o post (confesso que a foto foi apelativa... a gente às vezes pela-se por uma boa conversa porca :-)
Tenho visto ao longo dos anos grandes javardices em wc's publicos e de tudo o que vi ganha o prémio os de alguns bares nos Carnavais em Badajoz.
De vómito !
A minha questão é a seguinte: serão as mulheres mais, digamos, descuidadas do que os homens no que tocas à sua utilizaçao?
Pegunto isto só para ver se confirma aquilo que me garantem quase todas as mulheres do meu entorno.
Olá Carlos
Seja bem vindo a esta minha casa.
E sem demora vou responder-te ao que queres ver confirmado. São.
Aqui estou já a rir-me pela justificação que te vou dar. Em variadíssimas situações já entrei em wc`s de homens que sempre encontrei asseados e limpos. Sabes, eu corto o cabelo invariavelmente com pente quatro, mantenho um ar meio de maria-rapaz e vai daí entro meio camuflada... :) ... estou a exagerar, claro!
Mas a resposta não é nenhum exagero. Por norma as mulheres são mais ... chamemos-lhes descuidadas! :D
Fica bem.
Bem, eu também quero meter a colher.
Quanto aos WC dos homens estão sempre com o xixi fora da sanita, por todo o lado, é uma imundície.
O wc das mulhers são os pensos os papeis, etc, etc.
Para terminar vou dizer-lhes que um dia estive num hospital deste país com um dos meus filhos e levantava-me às seis da manhã para ir lavar a casa de banho das mães, para depois poder lavar os dentes, e a cara, e usar a sanita. Era uma hora de esfrega, com sabonete liquido antibacteriano e papel higiénico.
Sorte tinha quem vinha a seguir a mim.
Sim, Passi, parece que eles com a idade deixam de acertar na sanita! :D
Mas estardalhaço a sério é mesmo no das mulheres.
Bjs
Eis um tema deveras interessante e que daria uma bela tese.
Duas questões:
Por que será que evito dirigir-me a um certo W.C., num espaço que frequento todos os dias?
Será que o estado dos W.C. dos homens e mulheres deste país, reflecte o estado das suas "almas"?
Olha Elsa, esse espaço de que falas, que tu evitas e eu não tenho como, agarrada como ando sempre à minha garrafa de água sofro depois as suas consequências!, está muitas vezes pior do que este que agora posto neste meu blogue.
Um dia destes ainda pode ser que vejas aqui o que tu tanto evitas lá! :)
Beijocas
Uma ideia: acho que deveria haver (também) um portefólio dedicado aos W.C. Que dizes?
Acho uma excelente ideia. Mas por outro lado nem me fales em portefólio! Tu sabes que eu vou ter de imprimir a minha tralha toda para guardar na capinha?
Entramos na Era da Capinha (vermelha)!
Que engraçado... como adivinhaste? É que eu fui buscar a minha, está já aqui ao meu lado e não é que é uma capinha vermelha?!
A menina poderá ser do meu departamento?!!!!!!!!
e eu a pensar que seria rosinha... ainda bem que estou a ficar green...
xi coração laurita
E rosa munto choque? E munto belho?Ficava bem, não?
Xi coração e até já :)
Não se esqueçam de imprimir tudo na escola. Não imprimir uma única folha de trabalho em casa. Se todos fizerem isso, não há orçamento que aguente e o Portfólio passa a ser considerado pouco relevante na avaliação, logo dispensável.
Kakakakaka... sou eu mesmo às gargalhadas.
Então eu faço uma postagem sobre imundice e os comentários derivam/descambam para o portefólio????!!!!
kakakakaka... sou eu mesmo às gargalhadas outra vez.
Sim, claro que sim, fotocópia é na escolinha.
Quanto ao meu, que não me aceitaram o digital, já o iniciei hoje. A minha capinha vermelha está já cheia e ainda não imprimi recursos, testes, serviço distribuído... enfim.... a procissão ainda vai no adro.
Darei conta desta procissão nos próximos dias.
Beijocas
Enviar um comentário