sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dia Mundial da Alimentação


Dia Mundial da Alimentação - E. B. 2/3 de Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Dia Mundial da Alimentação

A E. B. 2/3 encheu-se de actividades alusivas ao tema. Exposição de cartazes, roda dos alimentos feita com verdadeiros alimentos, cesta de frutas na entrada feita pelos meninos do pré-escolar que fazem parte do nosso agrupamento vertical.
Os alunos tiveram direito a lanche a meio da manhã ou a meio da tarde, oferta da Escolinha, onde eles foram, hoje, particularmente felizes.
E sim, é preciso comer a sopinha toda... e a fruta também!

19 comentários:

RICARDO PINTO disse...

hoje comi sopinha. Eu acho que ainda vou ter direito a um post, mas mesmo assim, convido-vos amanhã a estarem em sintonia com «CONVERSA COM RICARDO PINTO» das 18 às 20 e logo depois das 20 às 22 não perca a estreia do «ERA FM LOUSADA» com apresentação de quem? - Ricardo Pinto.
Muito obrigado pela preferência e todo o carinho de todos os ouvintes, sem excepção!

Hélio Matias disse...

Acabei ontem de ler - Rio de Sangue - que trata da descrição da viagem feita pelo autor ao longo do Rio Congo, África, em 2004.
A descrição feita pelo que o autor testemunhou é pungente e sofrida, quando se descrevem a mais desoladora miséria, a alimentação exclusiva com farinha de mandioca, os esqueletos ambulantes, as crianças ossudas...e tudo pelo apoio dado pelas grandes potências que na mira da exploração das imensas riquezas do Congo, privilegiam os corruptos, e todas as formas de exploração e força são justificáveis.
Acabar com a fome?! É possível quando os que podem quiserem...sem mais delongas...no resto andamos a brincar aos dias que nada resolvem.
Pessoalmente e pelas razões acima sou contra todos os dias...são só eventos...mas não despertam as consciências nem conseguem soluções.

RICARDO PINTO disse...

Estas fotos são-me tão familiares, já na minha altura, e olhem, que sou velho, já era assim: beijinhos Professora Ofélia, Helena Ferreira, Benvinda Teixeira, Elisabete Costa, Rosália Amador, Maria do Céu Esteves e todas as novas em C. Natureza.

Anabela Magalhães disse...

Eu também, Ricardo! Sopa de agrião, maravilhosa, por acaso! :)
Infelizmente amanhã não poderei acompanhar o teu programa... ficará para uma próxima oportunidade.
Beijo

Anabela Magalhães disse...

O que se passa no mundo é obsceno e cabe-nos a nós, Hélio, simples mortais, chamar a atenção para esta obscenidade. Cabe-nos também a nós, educadores. sensibilizar os mais novos para os problemas graves que continuam a afligir uma enormesca fatia da população mundial.
Deste ponto de vista concordo com estas comemorações.
E poderemos chegar a ser tantos que os dirigentes se vejam obrigados a actuar... tenho de confessar... sou uma optimista, Hélio! :)

Anabela Magalhães disse...

Vamos lá a fazer o ponto da situação, Ricardo. A professora Maria do Céu Esteves já não exerce a actividade docente há uns bons cinco anos. A professora Benvinda entregou o pedido para a reforma e aguarda. :(
A professora Lucinda é do teu tempo... penso eu de que...
Não sei se me faltará alguém... das novas ou novos... :(
E sim, lá andavam elas todas catitas, hoje numa azáfama!
As de Geografia também: professoras Noémia e Alice Costa. :)
Uma beleza estar em casa...

Hélio Matias disse...

Sou um optimista na minha visão das coisas...profundamente desiludido e negativo em função do que os poderosos ou mandatários transmitem...já não tenho salvação!
E sabe porquê?
O homem sempre foi assim...e para uma Historiadora sabe muito bem de que falo...é assim desde Cristo...e antes!

Anabela Magalhães disse...

Bem quanto aos dirigentes eu também partilho da sua opinião e estou já nessa fase, precoce, da descrença!
Mas! Mas! Acredito que eles sejam obrigados a actuar e quando descortinarem interesses na coisa actuarão!
De resto a natureza humana é assim mesmo e sempre assim será. Nâo nos devemos iludir!

Hélio Matias disse...

Já estamos mais...próximos!

Em@ disse...

As mesas estão muito bonitas.
Na minha escola já há uns anitos que se controla a comida do refeitório e do bufete.
Há todos os dias fruta, salada e sopa ao almoço (e que também podem ser compradas no bufete). As ementas são controladas: não há fritos e há alternância de carne e peixe durante a semana.Os legumes também estão presentes na sopa e nos acompanhamentos.
O bufete há + de 3 anos que não vende alimentos e bebidas do tipo 'fast'.

Anabela Magalhães disse...

Kakakakaka... mais próximos e sem sairmos do lugar... kakakakaka
É obra!

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Em@!
Quando eu saí da E. B. também já era assim tudo muito controladito. Presumo que continue. Ainda não investiguei... kakakakaka

Hélio Matias disse...

Olhe Dra. Em@...longe vão os tempos das "sopas de cavalo cansado"...e dos alunos que chegavam bêbados à escola.
Hoje efectivamente já encontramos alguns cuidados no que se come!
Mas a minha preocupação é em relação aos miúdos...que não podem tê-los porque...não têm como!?
No resto...OK!

EMD disse...

Pois então na minha escola, ao contrário dos anos anteriores, não se fez nada.
Ou antes, fez: houve porrada entre os alunos nos intervalos da manhã, e polícia à saída. Não sei como correu a tarde.
Escolas de exigência, de rigor... Com uma Avaliação De Doidos a ser aplicada agorinha, que o rigor é só para alguns! Estou farta!
E sim, a alimentação também é muito controlada. Excepto a das máquinas. No entanto creio que há, nesse aspecto, alguma incongruência, fruto de um certo radicalismo.

Pois é Hélio! Boas dietas para quem não come! Mas isso não convém ver, nem dizer.

Ricardo Pinto disse...

Não, a professora Lucinda, não é do meu tempo, mas sei quem é, uma «baixinha de óculos». A professora Noémia de Geografia, penso que foi a minha do 9.º ano, Noémia Madureira, salvo erro, que tem uma filhota, e que eu adorava quando dizia que não andava no yate dos amigos porque enjoava! Enfim aulas muito divertidas!

Anabela Magalhães disse...

A Avaliação de Doidos serve mesmo para colocar toda a gente à beira de um ataque de nervos! Esgota-nos, não há tempo para actividades que sirvam de "respiro" a professores e alunos e que os ajude a amadurecer em sociedade. Depois temos explosão da violência em contexto escolar.
Que chatice vocês terem enveredado por aí, Elsa! Acho que nem o meu ex-director se atreveu a tanto e está a ver no que isto vai dar...
É uma atitude inteligente. Na E. B. continua a não se falar de nada e eu lá continuo empenhada no melhoramento da Sala de História! :)

Anabela Magalhães disse...

Sim, estás em sintonia.

Em@ disse...

As alterações na alimentação da minha escola não tem nada a ver com o governo anterior, e sim, com vários projectos que foram sendo implementados desde há 10 anos e por professores(as) muito lutadores(as)...As crianças com menos recurso têm assegurado o lanche da manhã, o almoço e o lanche da tarde caso tenhas aulas de tarde.
Tivemos que lutar muito para conseguir isso, mas conseguiu-se.
Não se resolve a questão da fome em Portugal? Claro que não. Mas é um passinho... porque acredito que, só, através da educação se podem fazer alterações na mentalidade das pessoas.Ter que comer é essencial para viver, mas saber comer também!Pelo menos para se ter alguma qualidade de vida.

maria eduarda disse...

Na minha escola há casos muito problemáticos.
Já têm ido para o Centro de Saúde , miúdos alccoolizados e não só...

Quanto às refeições na cantina, há o máximo cuidado na qualidade e diversidade. Nos dias em que o prato é peixe, muitos preferem ir ao café...

Agora há papéis a preencher, muitos papéis, pouca disponibilidade para o que deve ser feito!... :(

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.