segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Sábado - Parte III - A Inauguração



Mário Rita - Exposição - Galeria de Arte Contemporânea - Fão
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Sábado - Parte III - A Inauguração

Depois de muita correria, eis que estou mesmo a chegar a Fão, aí pelas 17:30, quando toca o meu telemóvel. "Tens uma pessoa à tua espera desde as 16 horas!"
Pois, é certo que eu já deveria estar em Fão, mas com as aventuras do incêndio foi-me completamente impossível chegar mais cedo.
Avistei o Miguel Loureiro ao longe, acompanhado da minha filha, beijinhos para cá e para lá, foi tempo de conhecer um companheiro blogosférico, com quem já troquei muito mail e muito comentário, aqui e em casa do Ramiro Marques, no ProfAvaliação.
Devo dizer que no sábado já não cheguei à exposição no melhor dos meus dias e que, provavelmente por isso, nem me ocorreu tirar uma fotografia com o Miguel Loureiro, ao menos uma para a posteridade. Mas conversámos sobre o blogosfera, a Em@, a Lelé, o Ramiro, o encontro da última manifestação em que ele não esteve presente, a exposição, a Escola e o Miguel, cansado, lá foi para a Póvoa, para o aconchego do lar.
A exposição revelou-se fantástica, nada que eu não estivesse à espera até porque já a conhecia. Amo estas figuras humanas fortes, fantasmagóricas, perturbadoras, sofridas, contorcidas pela dor, dilaceradas, por vezes até ameaçadoras mas, ao mesmo tempo, delicadas, atractivas, a que dificilmente se resiste e que exercem sobre mim um fascínio inexplicável.
O Mário Rita está absolutamente de parabéns pelo trabalho ali exposto e apresentado.
A Madalena Justino Alves, dona da galeria, também.
E foi uma oportunidade preciosa para conviver com amigos, alguns que eu já não vislumbrava faz tempo, que a vida de todos está deveras complicada, todos se queixam do mesmo, da falta de tempo, e quando pensamos que já deveríamos estar a abrandar o ritmo estamos mas é a acelerá-lo, num percurso que não sei onde nos levará e que parece impossível de contrariar.
Enfim! Valha-nos a Arte para nos evadirmos do dia-a-dia asfixiante.

36 comentários:

Em@ disse...

Elucida-me por favor que daqui não dá para ver. As pinturas são sobre tela ou sobre papel? Daqyui parece-me papel, mas...

Num tiraste uma fotografia com o Miguel? Imperdoável! Imperdoável! :)
E como foi que ele adivinhou que aquela era a tua filha?

Anabela Magalhães disse...

Sobre papel.
O Miguel Loureiro teve tempo e mais que tempo de conhecer os cantos à casa e de falar com o Mário Rita, o Justino Alves e a Madalena, esta última dona da galeria e minha tia por afinidade e até com a minha filhota. Quando cheguei ele já lá estava a levedar desde as 16 horas... kakakakaka...
E foi mesmo imperdoável eu não ter tirado uma fotografia, uminha que fosse...
Sabes que só me lembrei de fotografar quase não havia luz? Nota-se... enfim! Que sábado caótico!

Em@ disse...

Esquece o sábado. Já lá vai...Aumentaste o post, não aumentaste?
Não me lembro de ter lido, que tinham (tu+MIguel) conversado sobre algumas pessoas eheheh
Ou sou eu que ando desatenta ou esqueço-me do que leio (o que não me agrada nada, diga-se de passagem!) :(

Nunca consegui pintar em tamanho grande. Será porque sou mingnone? eheheheh e nem apetência para isso tenho. Raios!

Anabela Magalhães disse...

Acho que esta não foi a primeira versão. Aumentei-o ligeiramente.
Sabes que o Mário estava a queixar-se do contrário... do difícil que era para ele pintar tamanhos pequenos!

Em@ disse...

*...mignone eheheh

Tou a tentar parir aquilo que prometi que nasceria em Agosto. Mas isto é muito difícil eheheh Ainda não descobri como se colocam imagens! :(

Em@ disse...

E ele é grande? Eu acho que tem a ver com o tamanho das pessoas...ou não! A Paula Rego não é alta!

EB1| JI Torreira - Fregim disse...

Se quisesses ainda terias uma parte IV...onde apenas tu e eu fomos as protagonistas.LOL
Flora Queirós

Contra.facção disse...

Oi! Anabela
Também eu levei a máquina para a foto e vim sem nada. Mas afinal já te conhecia (ao longe e ao perto) e o encontro afinal foi mais um. Coisas da sensibilidade, que não é só um dom do vosso género. Também os escorpiões conhecem-se logo e também por isto.
Falamos pouco, mas dissemos mal de toda a gente...
Até ao próximo encontro, seja onde for...

Anabela Magalhães disse...

Não é muito difícil. Tens um icon de imagem. Pera aí.
Ah! Fico contente! Kakakakaka

Anabela Magalhães disse...

Terceiro a contar da direita, É uma paisagem. Ora clica aí. Se é que tu estás no blogger... estás?

Anabela Magalhães disse...

Não, não é muito grande em tamanho.
O Mário é o que está na primeira fotografia, terceiro a contar da direita. Ora vê lá!

Anabela Magalhães disse...

OLá Miguel! Pois foi, uma verdadeira tristeza!
Terá de ficar para a próxima. Também tu aguentaste lá que nem um herói... ainda por cima de muleta! Que raio!
Beijocas e as melhoras

Anabela Magalhães disse...

Pois, Flora! A parte IV esteve reservada para nós as duas, ontem, encostadas às boxes, eu o dia todo de cama que não me aguentava em pé, com umas dores de cabeça que parecia que a dita me ia estoirar, enjoada que nem sei...
Parece que a tua camoeca não foi assim tão grave, não é?
E parece que só nos afectou mesmo às duas! :(
Beijos

Em@ disse...

Menino Miguel:
Vocês disseram mal de toda a gente? Todinha? Num me acredito...

Menina Anabela estou no blogger, mas não vi nuenhum ícon de imagem (paisagem ?) eheheheh

Anabela Magalhães disse...

Estás a postar? Mensagem? Tens que ter a dita paisagem!
É ele que está e brincar, Em@! Num dissemos nada!

Em@ disse...

Eu sei. Ele estava a ver se eu refilava eheheh
Eu ando aqui de trás para a frente e de frente para trás... eheheheh
Olha agora não sei da pen onde tenho alguns poemas.Encontro a nova e não enconto a velha ehehehe
Este parto está muito difícil. Nem sei se merece a pena tanto penar ehehehe

maria eduarda disse...

Tanta confusão para a minha cabecinha!
Ó moças!

Anabela Magalhães disse...

Merece. Vai com calma. Se precisares de ajuda eu estou aqui. A Dudú também. E ainda tens a Elsa D!

Anabela Magalhães disse...

Que confusão nada, Dudú! A Em@ está a parir um blogue!
Yupi!

Em@ disse...

Não me fales em confusão Dudú...:(
Já tou cheia de calor...

maria eduarda disse...

Estou pronta para ajudar, no que souber €m@. Esquece os calores!!!!

Anabela Magalhães disse...

Deve estar a parir... kakakakaka

maria eduarda disse...

É cesariana?

Anabela Magalhães disse...

Acho que é parto com a ajuda de ferros... por isso estás a ver... a rapariga já deve estar feita num oito!

maria eduarda disse...

Já não se endireita!
Em@, estás bem?

Anabela Magalhães disse...

Estou farta de me rir à conta desta paridela!
Ó Em@! Olha que o Hélio Matias pariu um que foi um primor!
Kakakakaka

maria eduarda disse...

Anabela,

Ela não nos responde!

Será que já encontrou a pen?

Anabela Magalhães disse...

Deve estar a postar! Kakakakaka
Aguardemos!

Em@ disse...

Meninas preciso de caldos-de-galinha eheheh
Anabela fui ler o teu comentário e agora tenho pena de apagar o 1º post eheheheh
E que dizes ao desastre da minha fotografia?

Anabela Magalhães disse...

O teu parto resultou em pleno, Em@!
Não tenho dúvidas que vai ser um blogue e pêras!
E a tua foto está sublime!
Beijocas

Em@ disse...

Tu mimas-me. A fotografia saíu assim por azelhice minha... shiiiiu!
Beijinho

Anabela Magalhães disse...

Cala-te lá! Diz antes que são efeitos especiais... kakakakaka

EMD disse...

Pronto, menina Anabela! Está a gente umas horas (no caso, dias) desatenta e fica-se logo desactualizada.
Não admira a ressaca do dia seguinte, depois de um sábado assim.
Ou terá sido a sinusite a prever o mau tempo? Eu estive de todo!

Em@,
Já lá fui espreitar e felicitar-te.
Subscrevo o que diz a Anabela: o efeito é mesmo especial. Quase uma assinatura do "eu" que fotografa/escreve e assim se inscreve no mundo. Fica mais em sintonia com o efeito que as palavras têm em nós.
Acho que não foi aselhice mas antes um qualquer processo inconsciente...

Beijocas para bós.
E para ti também, Dudú, que tens agora tens companheira poética.

Em@ disse...

Elsa D:
Obrigada pela tua simpatia e companheirismo. Já te agradeci lá, mas não encontro o teu jardim. :(
Onde fica ele?

Beijinhos

Anabela Magalhães disse...

Kakakakaka
O jardim da Elsa fica aqui http://olhaiosliriosdacampos.blogspot.com/

Anabela Magalhães disse...

Pois sei lá eu, Elsa! Mas não me parece que tenha sido a minha sinusite. Acho que foi mesmo alguma coisa que comi ainda por cima que a minha cunhada também ficou mal! :(
Beijocas, Linda!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.