segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Nódoas

Nódoas

Hoje faço o balanço das nódoas, daquelas nódoas mesmo mesmo grandes e negras que ainda povoavam/povoam a política autárquica portuguesa. E começo pelas que já sairam.
Parabéns a Felgueiras que se soube unir para retirar o poder a Fátima, já condenada com pena suspensa num qualquer processo, e autora duma das páginas mais rascas e rocambolescas da Democracia Portuguesa. Saiu com benzina, segundo a receita do Eça.
Parabéns ao Marco de Canaveses que soube aguentar o embate de ter de novo Ferreira Torres candidato, e desta vez multiplicado por três. Apesar desta aparente vantagem, o peso pesado da política trauliteira perdeu e não retornou ao estrelato. Depois da derrota em Amarante e da derrota no Marco de Canaveses, desejo que esteja arrumado, politicamente falando. A ver vamos.
Lamentavelmente uma grande nódoa subsiste ainda aqui no Norte, mais concretamente em Gondomar, apelidada de "O Major", a braços com n processos na Justiça. Valha-nos que pelo menos perdeu a maioria, talvez esteja mesmo a caminho do fim, haja esperança que a população acabe por rejeitar mais este político, com p muito pequenino, num próximo escrutínio.
A nódoa das nódoas da noite foi Isaltino, já condenado pela Justiça e que continua a prestar um péssimo papel à Nação recandidatando-se e ganhando as eleições autárquicas em Oeiras.
A ver vamos as cenas dos próximos capítulos da novela que é este senhor.
De resto aguentaram-se muito mais nódoas, ontem, em plena noite eleitoral, e continuam aí para as curvas, espalhadas de Norte a Sul, mas, felizmente para todos nós, são nódoas mais pequeninas e discretas e por isso não tão ofensivas para a nossa auto-estima colectiva.
O silêncio e a calmaria por agora estão recuperados. Até ver.

28 comentários:

Em@ disse...

São nódoas mais pequeninas ou nós não sabemos a história toda...Mas deixemos para lá!

Já não me lembrava que o homem do reality show também quis ser cacique de Amarante. De boa se livraram vós! Raios!

Anabela Magalhães disse...

Não te lembravas porque não és daqui! Ao contrário dele que aqui nasceu!
Safa! Foi por pouco!

Anabela Magalhães disse...

Ah! De resto o meu palpite é que andam por aí nódoas bem disfarçadas... e nós nem sabemos da missa à metade!

Em@ disse...

Ele é daí? Pensava que era do Marco de Canaveses...
Está cada vez + tolinho!

Anabela Magalhães disse...

Avelino é amarantino por nascimento. O Marco foi a terra que o adoptou... até agora...
Finou-se, politicamente falando. Ontem ouvia aqui a festa, rija, pelo telefone enquanto dava os parabéns a amigos!

Hélio Matias disse...

As eleições são uma FALÀCIA.
TODOS GANHARAM.

eu perdi!

bugsnaEDucação disse...

Algumas nódoas nem se dão ao trabalho de disfarçar. As maroscas são feitas quase às claras. Contam-se à boca pequena. Uma choldra!

extramar disse...

Lamento desapontar a autora do texto e os comentadores deste blogue, pelos conteúdos expressos sobre aqueles que não conhecem pessoalmente, que falam pelo que a comunicação social transmite como se tratasse da verdade em absoluto, e que no texto e nos comentários são visados na sua integridade moral e humana, inapelavelmente.
É compreensível a ligeireza dos juízo e a tendência para a materialização de uma sentência que colhe a simpatia da grande maioria das pessoas mas que se trata de "apedrejamento" (entre aspas) porque viram "apedrejar", dando como fidedignas as fontes e os "justiceiros" (entre aspas) sem que sejam questionadas as fontes e os "justiceiros", os contextos em que as notícias são fundadas, a credibilidade e a intencionalidade das fontes e das correias que tratam da transmissão.
Como poderia algum órgão de comunicação social noticiar as calúnias sofridas pessoalmente por algum dos visados e de sua família directa?
Como poderia o grande público saber que algum dos apoiantes de um dos visados viu seu carro incendiado por apoiantes dos ditos "libertadores" e "democratas"?
Será plausível que aceitem saber do clima de intimidação, de provocação pessoal e de arruaça que sofreram apoiantes de algum desses considerados "bandidos" (entre aspas) que aos seus apoiantes pediam elevação e não retaliação?
Seria plausível que houvesse notícias veiculando informações precisas que fossem no sentido oposto à expectativa criada pela comunicação social?
Há mais, muito mais a contar por todos estes anos e que se sabe, a justificar que não se prossiga na investida deliberada aos visados que legitimam a indignidade da piara, e que vende papel de jornal por quanto mais mal deles se fale e pior sejam acusados mesmo sem fundamento.
Comecemos aqui por preservar a dignidade merecida da individualidade humana que há neles como há em cada um de nós, evitando o alimento espúrio daqueles que, cega ou intencionalmente, enfileiram a torrente churra das "notícias" que vendem papel, tentando fazer uma moral social perversa de calúnia e injúria à custa da inocência daqueles que fazem a sua grande audiência.

Anabela Magalhães disse...

Eu também perdi, Hélio. :(

Anabela Magalhães disse...

Concordo, BUgs! O país está mais ou menos como o Tâmega! Uma choldra mesmo!

Anabela Magalhães disse...

Extramar
Estamos em completo desacordo.
É certo que não conheço pessoalmente Ferreira Torres, embora já me tenha cruzado com ele meia dúzia de vezes ao longo da minha vida. E não estou interessada em conhecer. Não aprecio o estilo trauliteiro do senhor, a sua falta de educação, a sua violência verbal e física e estou a falar do que já vi e não do que ouvi dizer. Como não tenho qualquer filiação partidária consigo facilmente metê-lo no mesmo lote dum Isaltino, de um Valentim, de uma Fátima, de um Jardim, de um Berlusconi, de um Chávez. E é um lote rasca e pimba. Independentemente de tudo o resto que se venha a saber e a provar.

Anabela Magalhães disse...

Ah! E só mais uma coisa, Extramar. Já é hora de impedir por lei que suspeitos de crimes, gente a contas com a justiça, condenados, e condenados mesmo que com recurso a decorrer, sejam absolutamente proibidos de se candidatarem a qualquer cargo político. Porque a gente que se candidata a estes cargos deve estar acima de qualquer suspeita.
Mas muito acima!
Que palhaçada de país!

Hélio Matias disse...

Não estou para entrar em polémica com o Extramar - será que o pseudónimo indicia alguém que está para além do mar e fora daqui? - mas só não se percebe da morosidade em julgar estes casos...e assim deixam que venham a público e voguem quais velas enfunadas.
JULGUEM-NOS RÀPIDAMEBNTE E ASSIM ESVAZIAM-SE...é o julgas!
Não sei se há bruxas mas...que las há...há (o meu castelhano é fracote).

Anabela Magalhães disse...

Garanto-lhe que o Extramar aguenta o embate do vento forte nas velas! Kakakakaka
De resto partilho inteiramente da sua opinião, Hélio. Justiça célere é preciso.
A que temos contribui para a palhaçada e para a descredibilização da democracia!

Em@ disse...

O problema é que a justiça não é célere e, portanto, esta gente continua a fazer pela sua vidinha com o maior dos desplantes!:(
Haja decoro!

Apetecia-me gargalhar...bocezes num têm nada pra me fazer rebolar? Please,please,please! Coisa pouca já serve!

maria eduarda disse...

Concordo plenamente que a justiça deverá ser célere e que pessoas a contas com a justiça, não possam ocupar cargos políticos. Conheci o Presidente da Câmara de Oeiras, lamento o facto de estar a contas com a justiça, mas como autarca, e basta ir a Oeiras, é ver para crer!
Não estou a defendê-lo, de maneira nenhuma, só estou a lamentar o facto desse senhor não ter sabido separar as águas.
Tenho dito.

Hélio Matias disse...

Há um pormenor que "descubro" aqui e que serve para todos reflectirmos:
Portugal é o país da Europa mais perto da América Latina!
Infira-se...

maria eduarda disse...

Bôa Nôte!

Fiquem todos bem!

Anabela Magalhães disse...

Tenho um amigo, pessoa que muito admiro e de quem gosto particularmente que é adepto da teoria "Fez obra? Roubou mas fez obra que se vê? Venha ele! Prefiro um destes do que um que não rouba e nada faz!"
Também estou em desacordo com este meu amigo. Para mim é uma questão de princípio!
E já vais, Dudú?

Anabela Magalhães disse...

Acrescento a Itália, Hélio! Aqui o rocambolesco ultrapassa tudo o que se possa imaginar!

maria eduarda disse...

Estou cansada, gosto muito de estar aqui, mas preciso de descansar. Beijocas linda!

Anabela Magalhães disse...

Vai lá, Dudú... espero que durmas bem...
Bôa Nôte!
E não te marafes, Linda! :)

maria eduarda disse...

Ah, o Berlusconi é simplesmente Nojento! É um nonjo!!!!

FUi....

Anabela Magalhães disse...

É um nonjo mesmo! Mas é que dá vontade de vomitar só de olhar para aquele ar imbecilizado do tipo!

Anabela Magalhães disse...

Ai que desgraceira que vai na política nacional e internacional!

extramar disse...

Extramar, para bom entendedor é o antónimo de Intramar. Tem pés em Terra, fazendo por entender a transitoriedade da Vida que encerra esta desprezada entidade planetária.
Entre a descoberta do intelecto e o uso da consciência vai apenas o salto da Revolução e da transcendência, e a oportunidade do renascimento do "Homem Novo" em cada um, que falta reconhecer e aprofundar. E é na diferença que cada um desses estádios reflecte pela transmissão das palavras e na sua silenciosa vibração que reproduzem a turbulência e o ruído do coliseu ou o esclarecimento e a Paz que reside em cada um.
Não provo dessa cicuta em se alimenta a "sede" que vai no texto que se julga capaz de me colocar noutro qualquer plano cósmico - pelo juízo que defendo e com que não ofendo - senão na deriva da compreensão deste pleno palco de Vida, que a raça humana desestrutura na insensatez e no imediatismo da sua voraz racionalidade/intelectualidade. Dessa mesma onde se fundam ódios, vinganças ou sádicos desejos fundadores dessa perversa moralidade que justifica o atávico e comum cenário de dispensável perturbação e de morbidez gerada pela humanidade sobre ventre materno, e em que cada um se acusa mutuamente da parca compreensão que a globalidade tem de si mesma.

Anabela Magalhães disse...

Compreendo o que defende, Extramar, e até concordo e subscrevo por inteiro este segundo comentário. O que não invalida que considere o Avelino um dos exemplos da política truliteira neste país. Porque o é.

Bea disse...

Totalmente de acordo. Mas ainda há muito povo que gosta mesmo de ser roubado, não é?

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.