quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Manifesto

Manifesto

A escola não pode esperar mais

O actual modelo de avaliação de professores e a divisão arbitrária da carreira em duas categorias criaram o caos nas escolas. A burocracia, a desconfiança e o autoritarismo jogam contra a melhoria das aprendizagens e contra a dedicação total dos professores aos seus alunos. Quem perde é a escola pública de qualidade.
Este ambiente crispado e negativo promete agudizar-se nas próximas semanas. Com efeito, até ao dia 31 de Outubro, se até lá nada for feito, as escolas estão obrigadas por lei a fixar o calendário da avaliação docente para o ano lectivo que agora começou. Pior ainda, sucedem-se os Directores que teimam em recusar avaliar os docentes que não entregaram os objectivos individuais, aumentando a instabilidade e a revolta.
Independentemente das alternativas que importa construir de forma ponderada, é urgente que a Assembleia da República decida sem demoras parar já com as principais medidas que desestabilizaram a Educação, sob pena de arrastar o conflito em cada escola e nas ruas.Porque a escola não pode esperar mais, os subscritores deste manifesto apelam à Assembleia da República que assuma como uma prioridade pública a suspensão imediata do actual modelo de avaliação de professores, a revogação de todas as penalizações para os que não entregaram os objectivos individuais e o fim da divisão da carreira docente. Sem perder mais tempo.
podemos esperar mais. A Educação também não.

Subscrevem:
Os blogues: A Educação do Meu Umbigo (Paulo Guinote), ProfAvaliação (Ramiro Marques), Correntes (Paulo Prudêncio), (Re)Flexões (Francisco Santos), Outròólhar (Miguel Pinto), O Estado da Educação (Mário Carneiro), O Cartel (Goretti Moreira), Octávio V Gonçalves (Octávio Gonçalves), Educação SA (Reitor)

Os movimentos: APEDE (Associação de Professores em Defesa do Ensino), MUP (Movimento Mobilização e Unidade dos Professores), PROmova (Movimento de Valorização dos Professores), MEP (Movimento Escola Pública)

Nota - Obviamente, subscrevo!

19 comentários:

Em@ disse...

Também eu! Também eu!

Anabela Magalhães disse...

OK. Por aqui já somos duas! :)

maria eduarda disse...

TRÊS!

Anabela Magalhães disse...

Ok! E vão três!
Bôa Nôte, Dudú! :)

maria eduarda disse...

Bôa nôte minha amiga!

Anabela Magalhães disse...

E não há comentários à provocação?
Balha-me deuses...

maria eduarda disse...

Balha-me tudo, porque tenho a cabeça tão vazia... Desculpa. Estou contigo!

Anabela Magalhães disse...

Na tua escola continuam doidos com a Avaliação De Doidos?

maria eduarda disse...

Acredito que a avaliação nestes moldes vai terminar.
A avaliação dos colegas que pediram aulas assistidas, no ano lectivo anterior, ainda não foi concluída! Imagina!

maria eduarda disse...

Agora são montes de papéis a preencher, dados a analisar, propostas a entregar... porque a escola vai ser avaliada, e no distrito de Beja, ao nível do resultado dos exames do 9º ano, em 30 escolas, ficámos salvo erro num "honroso" 26º lugar!!!!!!

Anabela Magalhães disse...

Olha, eu também ainda não sei a minha avaliação do ano passado. Mas também te digo que pouco me importa.
Que se rebolem nos excelentes! Se forem capazes! :)

Anabela Magalhães disse...

A E. B. também vai ser avaliada este ano. Mas no ranking ficou bem situada aqui na região. Melhor do que a ESA.

Anabela Magalhães disse...

Quanto à papelada é mais do mesmo!
Se precisares de alguma coisa avisa. :) Pode ser que eu tenha! :)

maria eduarda disse...

Eu não estou nada preocupada com a minha avaliação.
Estão é preocupados com a avaliação que a escola poderá ter!
Tantos factores que inferem na avaliação dos alunos. Tantos!
Enfim!

Anabela Magalhães disse...

Entendo. Por acaso estou completamente descontraída com a avaliação na minha. O que for será! E é certo que muitos factores exteriores à escola interferem na avaliação dos alunos! Só não vê isso quem é cego ou quem não quer ver!

maria eduarda disse...

E cada vez há mais ceguinhos neste país!
Só me apetece disparatar! Caramba!

Anabela Magalhães disse...

É certo, Dudú! Há cada vez mais cegos e cada vez mais burros.
E coitados dos animais!

Em@ disse...

Mneida:
Eu acho que até uum cego vê!

Anabela :
Fiquei sem bateria...Agora tem de carregar um bocado. Amanhã falamos.:(

Anabela Magalhães disse...

Também calculei! :)

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.