quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Novas da Política

Novas da Política

Bandeiras eleitorais, a suspensão da avaliação e o fim da divisão da carreira serão agora prioridade na AR

Agora em maioria no Parlamento, os partidos da oposição ao Governo PS parecem empenhados em garantir que nada falha no momento de cumprirem as promessas feitas aos professores em campanha eleitoral. O PCP e o BE já deram o exemplo, ao avançarem com iniciativas parlamentares em que focam apenas e só os dois únicos pontos consensuais: a suspensão do modelo de avaliação do desempenho dos professores e o fim da divisão da carreira entre titulares e não titulares. A definição de um novo modelo e de novas regras fica para depois.
No ano passado, todos os partidos que hoje continuam na oposição apresentaram propostas de suspensão do modelo de avaliação instituído pelo Governo de José Sócrates. E, apesar de então serem minoria, estiveram a um passo de consegui-la, quando o projecto do CDS obteve votos a favor dos outros partidos e algumas abstenções do PS e só foi chumbado devido a ausências de deputados do PSD.

Consensualizar propostas
Desta vez, a ideia é não arriscar desentendimentos e Miguel Tiago, deputado do PCP, não usa meias-palavras: "Na última legislatura, apresentámos 70 propostas de alteração ao estatuto da carreira docente. Se agora as reduzimos a duas é porque são questões prioritárias e porque esta é a maneira de garantir que elas são aprovadas". Ana Drago, do BE, também não foge à questão, ao defender que "há condições para avançar com o que é consensual e depois, então, começar a trabalhar em alternativas". Pedro Duarte, do PSD, vai na mesma linha. Embora ressalve que o seu partido não tem ainda elaborada a proposta que levará ao Parlamento, diz acreditar que não haverá surpresas: "Defendemos a suspensão do modelo de avaliação e o fim da divisão da carreira e não faria sentido apresentarmos um modelo alternativo, na medida em que dissemos que ele deverá ser negociado". O CDS, que já apontou estas questões como sendo suas prioridades, é que não adianta se proporá um outro modelo: "Oportunamente o diremos", diz Pedro Mota Soares.Para as escolas, no entanto, começa a ficar tarde, já que a calendarização do próximo ciclo avaliativo deverá ser feita até ao fim deste mês. Ainda assim, Mário Nogueira, da Fenprof, não dramatiza o facto de nenhuma das propostas já apresentadas estar, sequer, agendada: "Se os procedimentos iniciais forem calendarizados lá para o fim do ano, pelo sentido de voto dos vários partidos na votação da primeira proposta as escolas logo perceberão se devem ou não avançar". Para já, passaram das palavras aos actos o PCP, o BE e, ontem, "Os Verdes". O PCP apresentou um projecto-lei que, para além de suspender o actual modelo de avaliação e considerar nulos os efeitos das classificações atribuídas, determina que o Governo constitua uma comissão negociadora com vista a um processo extraordinário de revisão do estatuto da carreira. O BE defende basicamente o mesmo, mas para a elaboração de um modelo de avaliação alternativo sugere a criação de uma "unidade de missão, composta por especialistas de reconhecido mérito" e "pela representação plural dos agentes do sistema educativo".
Daqui.

7 comentários:

Hélio Matias disse...

Veremos se o "Rei não continua nu"!
É que estamos perante muitos impasses...o maior de todos a incógnita de como será o próximo governo.
Admiro-me que os "pensantes" dos partidos e sindicatos, não começassem por criar uma comissão integrando PROFESSORES que se preocupem com esta questão para partir logo para propostas concretas...repare que o único que aflora esta questão é o BE mas...lá mais para a frente.
Para já Professor angustia-se...mas os "governantes" não...o que perdem ou arriscam eles? NADA!

Anabela Magalhães disse...

Estes são os jogadores de que eu desconfio!
Mas é que não confio mesmo nesta gente da política, seja de que lado for! Por isso continuo de pé atrás, Hélio. Espero para ver. Ver para crer.

Hélio Matias disse...

Certamente conhece esta frase: "Nunca se mente tanto como em véspera de eleições, durante a guerra e depois da caça" de Otto Bismarck.
Tudo o que diga sobre os "figurões" nunca ultrapassará o que sinto por eles...e nem o posso dizer...por educação!

Anabela Magalhães disse...

E eu também me contenho... por educação.
Também não gosto dos figurões.

Em@ disse...

O poder corrompe.
A política corrompe.
Os políticos, então aqueles que fazem da política profissão, são como os animais peçonhentos.....devemos sempre desconfiar e afastarmo-nos deles.

Como não vi este post ontem???

Anabela Magalhães disse...

Pois não sei, Em@!
Certo é que ele estava aqui... quer dizer... lá!

Hélio Matias disse...

Em@...foi um político inteligente (há -os?) que o escondeu!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.