quinta-feira, 23 de maio de 2013

A Gamela Partidária


A Gamela Partidária

Estou pelos cabelos com os partidos políticos. Acompanho-os, observo-os e constato que quando votam em causa própria não é a lógica e a decência que vencem mas sim a manutenção do status quo. E eles querem mantê-lo a toda a força. Nem que para isso tenham de fazer figuras tristes como foi o caso das figuras tristes que se relatam de seguida e que eu surripiei, o post, a um canditato independente à Câmara Municipal de Amarante, meu amigo de infância, Pedro Barros Pereira.
Sem querer particularizar, confesso que gosto, por princípio, das candidaturas independentes, a cada dia que passa surgem mais! que estranho!, porque fora das lógicas partidárias, porque rebeldes, porque trocam as voltas aos partidos políticos e aos seus apaniguados, aos que parecem só saber movimentar-se e subsistir à sombra do pálio rosa, laranja... o que for... que, assim encostados, constroem verdadeiras carreiras artísticas acima de qualquer mortal e que vão passando incólumes entre os pingos da chuva forte e cheia da tormenta.
Eu também me sinto envergonhada por estas votações dos senhores deputados. Porque este é o Portugal que bloqueia o outro.

Até tu, PCP?!
Haja um pingo de decoro!

(des)lealdade dos partidos políticos

"Na passada 6ª feira foram votados na Assembleia da República 2 projectos lei do Bloco de Esquerda em que se pretendia dar mais igualdade de oportunidades às candidaturas independentes. Pretendiam-se coisas tão simples como diminuir o número de assinaturas que as listas independentes têm que recolher (2012 para a Câmara e 2012 para a Assembleia Municipal, no caso de Amarante) quando os partidos não precisam de recolher nenhuma; acabar com o valor do IVA como custo (que os partidos políticos não suportam); e possibilidade de ter um símbolo no boletim de voto, como os partidos políticos.
Votação: Rejeitados os dois projectos, conforme reprodução retirada do site do Parlamento.
Um VERGONHA para os partidos e para o povo de quem os políticos são, ou deveriam ser, representantes.
Estou certo que nas próximas eleições o povo saberá dar uma resposta adequada a esses senhores que se servem em vez de servir.
BASTA.
"VOTAÇÃO NA GENERALIDADE
Projeto de Lei n.º 272/XII/1.ª (BE) – Igualdade de tratamento das listas de cidadãos eleitores e dos partidos políticos e coligações aos órgãos das autarquias locais (Procede à quinta alteração à lei orgânica n.º 1/2001, de 14 de agosto, e à quarta alteração à lei n.º 19/2003, de 20 de junho);
Favor – PS e BE
Contra – PPD/PSD e CDS-PP Rejeitado
Abstenção – PCP e PEV
Projeto de Lei n.º 269/XII/1.ª (BE) – Proporciona condições equitativas para a apresentação de listas de cidadãos às eleições dos Órgãos das Autarquias Locais procede à quinta alteração à Lei Orgânica n.º 1/2001, de 14 de agosto;
Favor – BE
Contra – PPD/PSD, CDS-PP, PCP e PEV Rejeitado
Abstenção – PS"
In www.parlamento.pt"

Nota - Post surripiado ao Pedro Barros Pereira a quem agradeço a partilha.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.