segunda-feira, 3 de junho de 2013

Razões para Grevar

 
 Razões para Grevar

O discurso político ameaçador e condicionador sobre os professores que pretendem fazer greve anda a deixar-me perfeitamente irritada com o desplante das insinuações e das associações que ficam a pairar no ar - com que então os professores que pretendem fazer greve são uns inconscientes, uns irresponsáveis, a bem dizer uns terroristas que se estão a marimbar nos seus alunos, a bem dizer uns mercenários da Educação?!

Pois serei tudo isto.

E por isso passo a listar algum do meu trabalho/património enquanto docente:
  • Só falto às aulas se não me conseguir arrastar para a Escola por razões de saúde, porque conseguindo... arrasto-me! E todos os meus alunos são testemunhas disto. É claro que devo ser parva por prejudicar assim o meu bem mais precioso...
  • Lecciono os programas na sua totalidade, tal como o MEC ordena, apesar da exiguidade do tempo lectivo a que o próprio MEC me obriga.
  • Procuro leccionar cada aula de forma enérgica, não enfadonha, entusiasmada, tentando entusiasmar alunos, tentando que o tempo de aulas lhes pareça o mais leve e agradável possível.
  • As minhas aulas são todas pensadas por mim, de fio a pavio, e eu construo os meus próprios materiais pedagógicos que uso em contexto de sala de aula, quer sejam as apresentações em Powerpoint que eu procuro que sejam os mais originais possíveis, enriquecendo-as com fotografias da minha autoria que previamente capto, conjugando descanso e trabalho, ou em forma de manual on-line, no blogue aberto ao mundo chamado História 3º Ciclo, blogue que já ganhou dois primeiros prémios na categoria História, no concurso elaborado pelo blogue Aventar e onde coloco vídeos ou links que eu considero pertinentes para complementar e consolidar as matérias previamente leccionadas e que me fazem "queimar" muito do meu tempo em pesquisas na net, nomeadamente no tubes... está tudo no tubes... 
  • Concebi e coloquei em prática um projecto chamado História em Movimento com um objectivo maior entre tantos outros grandes: dar cada vez mais visibilidade à disciplina que eu lecciono e que se chama História, disciplina deveras incómoda nos dias que correm. O projecto pode ser consultado aqui e graças a esta intervenção foi criado, pela primeira vez na minha Escola, um Clube de História justamente chamado História em Movimento, um Centro de Recursos de História na Sala de História, que reencontrei em estado demasiado degradado para o meu gosto para permanecer a olhá-la feita pasmada, e que foi recheada com património que é meu mas também com património que eu consegui metendo pés ao caminho e solicitando-o ao Presidente da Câmara de Amarante; graças a este projecto foi criada uma nova dinâmica que privilegia o contacto com a História e o Património Local, ecos aqui, aqui, aqui e aqui, as exposições e as palestras que vou promovendo amiúde, num respeito imenso pelas outras disciplinas, com as quais evito interferir; de notar que este projecto também está associado a um blogue chamado História em Movimento e que eu, em exclusivo, alimento desde a sua criação.
  • Colaboro regularmente com o jornal escolar O Abelhudo dando eco de algumas das actividades que vou concebendo e implementando ao longo dos anos lectivos relativas ao Projecto História em Movimento.
  • Corrijo, praticamente de fio a pavio, os portefólios de todos os meus alunos, de CEF incluídos!, assinalando erros ortográficos, faltas de acentos, faltas de sumários, o que for...
  • Sempre me orgulhei de entregar, o mais das vezes, os testes corrigidos na aula logo a seguir à sua realização... este último demorou-me para aí três semanas, um recorde de má memória que eu registei na minha. 
  • Tenho um serviço de explicações on-line, via facebook ou via e-mail, e esclareço todos os alunos que me colocam dúvidas, sejam meus alunos, não sejam, mesmo sendo alunos perfeitamente desconhecidos, de cá ou de lá do Atlântico que eu só mesmo se não souber e não puder é que não ajudo.
  • Tenho quarenta e cinco minutos semanais de atendimento aos encarregados de educação que se prolongam sempre que os encarregados de educação precisam, seja mesmo fins-de-semana adentro... sim, devo ser mesmo parvinha... 

  • E ando exausta... este ano já com muito mais dificuldade em cumprir integralmente a minha missão... porque ser Professor/a não é chegar à Escola, despejar umas tretas na sala de aula, reunir para umas tretas, voltar a reunir para mais umas tretas e adeus viola que eu já me vou... sem TPC... como a maioria dos funcionários públicos que fecha o escritório e o escritório fica mesmo fechado.
Eu sou esta. Sou esta e muito mais porque muito ficou por dizer que eu não caibo, profissionalmente, muito menos pessoalmente!, nestas linhas, mesmo se já vão longas.

Orgulho-me do trabalho feito e desenvolvido do qual os meus alunos são os principais beneficiários... sim, eu sei, há sempre quem não queira saber, não queira aproveitar, não queira progredir... mas é minha/nossa obrigação reduzir ao máximo o seu número.

E é esta pessoa, orgulhosa Professora da Escola Pública, que aqui declara alto e bom som que fará todas as greves e mais algumas a avaliações e a exames exactamente porque exige poder continuar a desenvolver o seu trabalho com Dignidade.

Senhores políticos, tenham vergonha!
Pedro Passos Coelho e Paulo Portas, tenham vergonha é da vossa acção demolidora e destruidora da Escola Pública!
Acharíeis mesmo que nós iríamos permanecer de braços cruzados a assistir ao seu enterro?!

Nota - Por acaso a minha filha já não tem idade para estar a fazer exames de 12º ano mas, caso tivesse, a sua mãe seria grevista. Porque isto está para além do nosso quintal e dos nossos prejuízos imediatos.
Porque, se estas políticas avançarem, os prejuízos serão irreparáveis e a Escola Pública, tal como a conhecemos, deixará de existir e transformar-se-á em "coisas" fragmentadas, unidades fabris mecanizadas, proletarizadas, com professores escravizados e alunos reduzidos a números.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.