quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Arte Nova - Exteriores




Arte Nova - Praga - República Checa
Fotografias de Anabela e Artur Matias de Magalhães

Arte Nova - Exteriores

Apesar de tudo o que tinha lido e visto sobre a cidade de Praga, apesar dos elogios que me tinham feito a esta cidade que não deixa ninguém indiferente, a verdade é que a visita a Praga constituiu para mim uma agradabilíssima surpresa. Já o disse por várias vezes neste blogue. Volto a frisar. Praga é surpreendente. E é surpreendente por vários motivos. Um prende-se com a qualidade do património edificado que é verdadeiramente excepcional.
Podia falar dos edifícios românicos, góticos, renascença, barrocos, rocócós, neos-qualquer-coisa, cubistas, modernistas... mas vou apenas falar dos edifícios Arte-Nova que existem um pouco por todo o lado, na cidade de Praga.
Praga surpreendeu-me pela quantidade e, sobretudo, pela qualidade das construções edificadas no período conhecido pelo nome de Belle Époque e que vai de finais do século XIX até ao eclodir da 1ª Guerra Mundial, em 1914. E foi uma bela época, sem dúvida, reflectida nesta arquitectura tão delicada e elegante, ornamentada por formas geométricas e orgânicas desenhando não raras vezes arabescos improváveis. Formas ondulantes que se observam em longas cabeleiras que esvoaçam delicadamente na brisa, em caules suavemente emaranhados, em flores delicadas e ternas, em insectos que esvoaçam quais dançarinas num bailado, em pássaros, em pavões, em algas discretas, selectas, enfim em formas sensualíssimas que não podem deixar ninguém indiferente.
Amei ver e fotografar estes edifícios, este estilo arquitectónico e decorativo que não abunda em Portugal. Pois nesta cidade está por todo o lado. E é óptimo. Vale, por si só, uma deslocação a Praga. Porque esta cidade é uma lição de "Art Nouveau". Ao ar livre.

2 comentários:

Dianinha disse...

Entao isto é Arte Nova...
Muito bem...
Fico á espera de uma aula de história sobre Arte Nova...
=D

Anabela Magalhães disse...

Pois é Diana, é Arte Nova.
Quanto à aula... a ver vamos!:)
Bjs

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.