domingo, 20 de janeiro de 2008




Mezinhas Caseiras - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Mezinhas Caseiras e Agradecimentos

Ainda sem pio, e em desespero de causa com a nova semana de aulas que se avizinha, resolvi acrescentar às pastilhas, cápsulas e sprays, as mezinhas caseiras que ora um ora outro se lembra de me dar como receita infalível para recuperar o pio.
Já experimentei gema de ovo com mel e já experimentei sumo de limão com mel. E tenho mesmo insistido nesta última receita, porque gostei do sabor ácido do limão cortado pelo sabor extremamente doce do mel caseiro, mas confesso que não tenho tido grande êxito na recuperação do pio. Bem sei que ainda não tive coragem de experimentar o chá de casca de cebola que muitos dos meus colegas dizem ser mesmo mesmo infalível. Ora infalível infalível sei eu o que era. Infalível era mesmo ficar em casa a descansar as minhas pobres cordas vocais que se queixam, queixam, transformando a minha melodiosa voz em qualquer coisa de esquisito que nem eu mesma sei definir.
O que ainda me vai ajudando, sempre que perco o pio, é que os meus alunos, provavelmente por contágio, perdem igualmente o pio dentro da sala de aulas e comportam-se como muitas vezes nem os adultos conseguem comportar-se, fazendo com que eu dê a matéria calmamente, baixinho e sem flutuações e esforços que poderiam ser ainda mais penalizadores para o estado deprimente das minhas cordas vocais. É o que se está a passar este ano com os meus adolescentes de 9º ano que, comprovando o meu esforço aula a aula, fazem silêncio absoluto, intervindo na aula ordeiramente e sem atropelos.
Sem esta colaboração seria de todo impossível manter-me ao serviço.

Obrigada, alunos meus, pela consideração e respeito que por mim demonstram, a cada aula, difícil, que passa.

4 comentários:

Helder Barros disse...

E ainda dizem que os professores são malandros, mesmo quando teimam em trabalhar sem o seu principal instrumento de trabalho, a voz. Grande profissional que foste, és e serás, afinal não sabes ser de outra maneira. Não há ministra que te desmoralize e afecte! Registo a correcção dos teus alunos, parabéns pela atitude de grande maturidade que patenteiam!

Dianinha disse...

Obrigado pelos elogios....
Sim a prof. está sem pio...
E nós como pessoas crescidas não falamos...
Hoje, eu mandar calar o pessoal e de repente fiquei eu sem voz durante alguns segundos...
Isto do Inverno não é para mim...
Gosto do sol...

Anabela Magalhães disse...

Sim, foi uma situação engraçada, a de hoje. No fim da aula mandei arrumar e evidentemente começou o falatório. Só que eu lembrei-me de fazer um aviso e como não podia elevar o meu tom de voz pedi ajuda à Diana. La Dianita entrou em acção e elevou ela o seu vozeirão "A professora quer falar" ao que se seguiu um prolongado ataque de tosse... a Dianita por pouco não perdeu também o pio.
Obrigada pela ajuda, Diana, por me teres emprestado a voz por momentos! :)

Anabela Magalhães disse...

Olha, Helder, não estou assim tão segura de não acabar, como muitos estão já, desmoralizada e afectada com tudo o que está a acontecer na escola pública. O que mais ouço, ultimamente, é bons profissionais dizerem "Estou farta/o!Se puder saio do ensino". Não sei se chegarei ao ponto de desejar sair do ensino. Não sei. Porque eu adoro o desafio do trabalho com os miúdos. A ver vamos.
Mas uma coisa é certa, estamos a assistir ao enterro da escola democrática e provavelmente ao dobrar a finados da escola pública. Confesso-te que estou muito preocupada.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.