quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Tons Negros


Penedos do cabo Udra
Bueu - O Morrazo
Galiza

Tons Negros

Amei esta fotografia em tons de cinza e preto carregado, tão de acordo com a climatologia política que se vive no meu país. Com a climatologia económica e financeira também.
O tempo que por aqui faz também está doido varrido e é ver os relâmpagos a cortarem o horizonte, chuveiros diluvianos que se abatem sobre a terra já saturada, rajadas de vento imparável, trovões que nos acordam a meio da noite, tudo isto acompanhado de cortes de energia a torto e a direito e a condizer com a climatologia.
Está assim desde as 5 da manhã. Que eu tenha notado.
Quanto ao resto, está assim há muito, presumo que até desde o início da Nacionalidade, intermeado aqui e ali com uma gargalhada forçada, um sorriso amarelo, um simples esgar.

Thanks, Galego, pela tua generosidade!
E não te esqueças que eu sou meia galeguita.
E adoro pulpo. E pimentos Padrón!

12 comentários:

Em@ disse...

Adorei esta fotografia!
Tanto que fui lá deixar os meus parabéns. Se não fosse a beleza das coisas,de algumas pessoas (e falo principalmente da beleza interior)e de alguns actos, acho tinha enjoado de vez esta porca miséria que nos rodeia!

José Alfredo disse...

Bom dia

Belíssima fotografia: reflecte os dias que vivemos e os estados de alma de muitos nós, angustiados com um mundo inquieto e sem luzes de esperança em dias diferentes, onde o nosso viver faça sentido com outros valores inspirados num novo humanismo e num maior respeito ecológico pelas nossas paisagens naturais.

O Douro, com o seu maravilhoso rio a ameaçar as suas margens junto à Régua....tem esta manhã esse cinzento de tristeza, de revolta anónima com todas as injustiças.

O obrigada por me fazer olhar outras fotografias da vida e do nosso sentir duriense, aqui na nossa Régua, à espera de uma anunciada e florida Primavera que nos faça sonhar com novas correntes em águas serenas.
José Alfredo Almeida

Isabel Preto disse...

Tens razão, a fotografia está muito linda, qual postal antigo.
Obrigada, pela partilha.
Beijinhos

rui disse...

Já sabes que para mim é uma honra!

O tempo está mau, os abusos do passado acavam por explodir mas salpicam muito máis aos que não têm culpa nenhuma. Os responsáveis seguem (vergonhosamente) à terem benefícios.

Eu gosto de lentilhas, sobretudo com este tempo de chuva.

Não se pode dizer que sejas meio galega... digamos um quarto. Mas gostando de pulpo e pimentos de Padrón já tens a nacionalidade galega assegurada!

Beijinhos

Anabela Magalhães disse...

Lindíssima, de facto, Em@! Ah! E foste visitar o Rui... ainda bem, estás lá, estás em casa!
Beijocas

Anabela Magalhães disse...

José, esqueci-me de lhe dizer que tenho uma costela daí da Régua, de onde a minha mãe era natural.
Avenida João Franco diz-lhe, por certo, alguma coisa. Pois a mim também. Pelo menos uma vez por mês lá íamos nós pela bela e difícil estrada pombalina de Amarante, até casa dos meus avós maternos, na avenida João Franco! :)

Anabela Magalhães disse...

Agradeço-te as palavras em nome do Rui, Isabel. Ele por certo não deixará de passar por aqui...
beijinhos e xi-coração

Anabela Magalhães disse...

Pois é, Rui, o tempo está mesmo mau a vários níveis. Ao que sei na Galiza também...
Haja paciência para suportarmos tanta imbecilidade, Galego!
Beijinhos
Ah! E o teu português está melhor do que o de muitos dos meus alunos!

www.angeloochoa.net disse...

Anabela, a grande arte da fotografia, para nosso constrangimento a alados sonhos nossos róseos, ainda é a preto e branco. Meu familiar Stratos Ntontsis já isso mesmo me provou. Pois clima, vagas de desespero económico, o varrer da esperança no planeta a este cinzento (preto branco) nos amarra. Alerta azul esta noite desde as 20h para Algarve, amiga!

Anabela Magalhães disse...

também gosto muito da fotografia a preto e branco, muito embora não a pratique. É mais... digamos misteriosa.
Beijinhos, Ângelo
Ah! Alerta Azul? Mas que raio de alerta é esse para o Algarve?

www.angeloochoa.net disse...

Por certo soubeste que ainda ontem ou anteontem um mini-tornado varreu tectos por Portimão.
Agora estamos entregues a bicharada porque já avacalhámos de todo o Planeta. Florida é também aqui ...Prevêem calamidade por estas bandas, e, parece, que para pior por Leiria ou Centro do País, a alerta amarelo. Hoje. E ninguém foge. Kakakakaka, Anabelíssima!

Anabela Magalhães disse...

Sim, soube da coisa. Ultimamente tem havido muitos tornados por Portugal. E deslizamentos de terra. E cheias com as consequências que sabemos.
Porca miséria que os nossos tempos estão/são maus!
Beijinho, Ângelo!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.