quinta-feira, 14 de abril de 2011

I Concurso de Pastelaria e Serviço de Mesa



I Concurso de Pastelaria e Serviço de Mesa

O dia de hoje foi grande em múltiplos aspectos. Grande porque se estendeu das sete da manhã às sete da tarde, somente com intervalo para almoço; grande porque foi um enormíssimo prazer acompanhar quatro dos meus alunos do CEF de Pastelaria/Panificação à EB 2/3 de Sobreira, em Recarei, onde integraram o grupo de alunos que se submeteram a este Primeiro Concurso Inter-Escolas, onde alunos de diferentes cursos puderam demonstrar o que aprenderam até aqui e o que valem profissionalmente falando; grande também pelo profissionalismo e simpatia com que fomos recebidos por todos, alunos e professores da EB 2/3 de Sobreira, com especial destaque para a professora Paula Barros que tudo fez para que este Concurso corresse na perfeição. Agradeço-lhe a simpatia e o profissionalismo. Eu integrei o júri que avaliou o desempenho dos alunos que frequentam o Curso de Serviço de Mesa. Durante a manhã decorreu a degustação de Flamejados e experimentei pratos apetitosos com nomes como "Peixe Gato com Legumes Salteados", "Camarões à Maria Stuart", "Filete de Peixe com Amêndoa", "Crepe Marialva" e outras iguarias que tais. Depois do almoço, excelentemente servido no exterior da Escola pelos Empregados de Mesa da EB de Sobreira, seguiu-se a prova de Coctails, ai meus deuses que eu só estou habituada a água!. Confesso que gostei francamente de umas quantas bebidas, mais ou menos alcoólicas, e nomes como "Green Chocolate", "Sol e Sombra", "Drink and Fly", "Cinderela", "Sweet Orange", "Ice Lemon" e "Blue Lagon" dizem-me agora muito e ainda sinto os seus sabores. Parabéns a todos os alunos que demonstraram um grande profissionalismo, aqui e ali temperado com uns nervinhos que, de quando em vez, irrompiam, mas sem comprometer as excelentes prestações. Parabéns a todos. Parabéns também aos meus companheiros de júri, todos rapazes, umas simpatias no meio dos quais me senti acarinhada e que comigo aguentaram estoicamente degustações atrás de degustações. E agora chegou a vez de falar das minhas meninas e do meu menino. Comigo e com o professor Aires foram a Maria Inês Queirós, a Márcia Carvalho, a Vanessa Silva e o Paulo Almeida. "Não se esqueça de pôr o nosso nome no blogue" disseram-me eles ao despedirem-se de mim ainda há pouco. É certo que eles não são uns miúdos quaisquer e têm nome próprio e apelido e distinguem-se de todos os outros até porque foram eles os escolhidos para participarem no Concurso de Pastelaria onde arrecadaram o segundo lugar. Sei que a prova da manhã lhes correu melhor do que a da tarde e também sei que eles amaram participar num concurso que já é um ensaio preparatório para a PAF, que todos eles terão de realizar, algures lá para Julho. O dia foi grande, é certo, e foi igualmente magnífico! Obrigada a todos os que o tornaram diferente. Obrigada alunos meus pela vossa excelente companhia. Foi um prazer acompanhar-vos.

6 comentários:

Gabriel Vilas Boas disse...

Fiquei muito contente pela prestação dos nossos alunos. Estes concursos dão-lhes mais confiança nas suas capacidades.
És uma Diretora de Curso exemplar.
P.S. Não é por atribuires nomes estrangeiros às bebidas que elas deixam de ter álcool.
P.S.2 É impressionante observar como os teus companheiros de júri são sempre do mesmo género!

Anabela Magalhães disse...

Faço o que posso para cumprir as minhas obrigações, aqui e ali com falhas, bem sabes. Mas é certo que os amparo, sempre que possível, consciente que estou dessa necessidade.
Quanto a estas experiências, todas são bem-vindas para eles ganharem "calo" para a vida que terão de enfrentar lá fora, e que não está nada fácil, como bem sabes, Gabriel.
Os meus companheiros de Júri eram umas simpatias... a dada altura eu já lhes dizia "Se me começar a rir muito já sabeis que é o efeito do álcool!" avisei-os logo para os efeitos do alccol em mim.
Devo-te dizer que cheguei a casa estafada, mas muiito bem disposta... eheheh...

Anabela Magalhães disse...

Ah! E a nossa rave? Não há comments?

Serafim Files disse...

Olá Anabela,
Parabéns pelo desempenho dos teus (nossos) meninos. Sem dúvida que para eles foi muito bom, pois tive a oportunidade de falar com eles. Quando saí da Escola, eles estavam à porta, com o certificado nas mãos todos contentes.
Como disse o Gabriel: És uma Diretora de Curso/Turma cinco estrelas. Quanto ao álcool... não percebo nada de inglês...
Em relação à Rave, para mim e para mais alguns, terminou num bar já noite dentro a beber.... álcool. E esta hei?
Boa Páscoa.
Jinho
Files

Serafim Files disse...

Ana,
Sem dúvida, temos de fazer mais raves.
Correu muito bem e os feed-backs que tive foram muito bons.
O próximo quando é???
Jinhos
Files

Anabela Magalhães disse...

Eles ficaram super contentes, Files! Foi uma excitação de dia que lhes aumentou a auto-estima e os encheu de orgulho. Não me esqueço dos olhitos a brilhar...
Foi um dia inesquecível, apesar da dureza, para mim, ao passar de uma rave para degustações atrás de degustações... eheheh...

Fazemos outra rave no final do ano?
Jocas!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.