quinta-feira, 14 de julho de 2011

Organização Curricular 2011/2012


Organização Curricular 2011/2012

As ACND - Área de Projecto e Estudo Acompanhado - foram-se, sumiram, escafederam-se para o 3º Ciclo e acho que não vão deixar muitas saudades pelas escolas portuguesas. Das ACND paridas ao tempo da Benavente mantém-se apenas Formação Cívica para o 2º e 3º Ciclos e Estudo Acompanhado para o 2º Ciclo. Mas é certo que vamos ter um problemão em termos de desemprego docente já no próximo ano lectivo.
Infelizmente a História e a Geografia não ganham nada de nada e continuamos com a mesma aberração de sempre e que se traduz em termos de leccionar programas extensíssimos à velocidade da luz...
Depois queixam-se dos resultados...
Ganha Matemática e Língua Portuguesa... vamos ver se depois também se queixam dos resultados.

Nota - Agradeço ao Paulo Guinote a divulgação dos documentos. Para ler com mais conforto, clique sobre a imagem. A fonte é o ME.

4 comentários:

Maria disse...

Esta informação já é segura? Ontem diziam que não iam mudar nada. Sou de História e realmente nada mudou...Os testes intermédios foram simplesmente desastrosos. Tomara que não façam exames a história ou irá ser uma hecatombe. Lamento que tantos professores contratados vão para o desemprego.
Abraço
Maria

Anabela Magalhães disse...

A fonte é segura e está aqui em http://www.min-edu.pt/data/organizacao_ensino_curricular_basico_11_12.pdf
Eu é que me esqueci de acrescentar, Maria!
Eu também sou de História e sei bem da hecatombe dos Testes Intermédios. Para quem está no terreno era previsível, não era?
também lamento que muitos não tenham emprego nos próximos anos...
Beijinhos, Maria!

Maria disse...

Anabela!!
Ontem percorri sua página e fiquei entusiasmada...foi completamente inspiradora. Você parece ser energia pura...Gostei muito do seu material. Sou de História sim, mas lecciono praticamente só Teatro. Há 2 anos que não dou Hístória...por já ser "velhota" e só ter horas para Teatro. A verdade é que o Teatro me apaixona também e sempre que posso ponho uma pitada de História e como sou eu que faço os textos dos teatros, juntamente com uma amiga, já fiz uma peça do século XVI, e até pequenas dramatizações históricas.
Obrigada pela sua criatividade e sobretudo pelo desprendimento que tem ao partilhar os materiais que certamente lhe levam muitas horas de trabalho.
Beijinhos
Maria

Anabela Magalhães disse...

Ah! Muito obrigada pelas tuas palavras, Maria! Muito obrigada mesmo!Podemos tratar-nos por tu?
Sabes que há quem fique deveras incomodado com o meu trabalho? Que é um trabalho contínuo, iniciado no Verão de 2005, e que não está como eu gostaria por manifesta falta de tempo que eu faço mil coisas ao mesmo tempo... eheheh... tenho, de facto, uma energia que não cabe dentro de mim e tenho de dar largas à minha criatividade e hiperactividade. E defendo a partilha com unhas e dentes por isso pratico-a.
Já visitaste as minhas páginas que estão linkadas em sítios mesmo meus? Presumo que a página a que te referes seja a página de recursos pedagógicos, a mais recente, que já tem as apresentações recicladas para o 7º ano e algumas para o 8º, presumo...
Agradeço-te de novo o estímulo que me deixas... para eu continuar com vontade de fazer mais e melhor! Nem sabes quanto te agradeço!
Beijinhos!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.