sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Cogumelos

Amanita Muscaria - Barca - Serra da Aboboreira - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Cogumelos

Burmelhos. Lindos. Benenosos.

Estes cogumelos vistosos remetem-me sempre para histórias lidas na minha infância, com ilustrações lindas de morrer onde pairavam fadas e duendes, anões, princesas e príncipes com encantamentos à mistura e onde não faltavam estes cogumelos vermelhos pintalgados de branco, maravilhosamente perigosos.
Trata-se de Amanita Muscaria, uma espécie de cogumelos venenosa até dizer chega. Fotografei-os hoje, na Serra da Aboboreira, onde crescem livremente parasitando o que calha. São uns fungos.
A fazerem-me lembrar alguns e algumas que infelizmente conheço...

16 comentários:

gabrielvboas disse...

"maravilhosamente perigosos" - ehehehe essa coisa da "Amanita Muscaria" não tem uma tradução mais... vulgar? ou astrológica?

Anabela Magalhães disse...

Tem traduções muito mais vulgares, em nomes femininos e masculinos que nós vamos descobrindo com o tempo, à medida que, fruto das circunstâncias, várias, os fungos e as fungas deixam cair as máscaras.
Eheheh... fui elucidativa?

Moriae disse...

Não sei onde é que já ouvi falar nisto ... ; )
Anabela, porque não consta o Demo da tua lista de blogues?
Rrrrrrr

Anabela Magalhães disse...

Não consta? Xiiiiiiiiii... sorry, já vai constar que eu sou seguidora... eheheh...
beijinhos, Moriae!

Moriae disse...

Estou habituada aos teus mimos! Mas no caso, acho que vale mesmo a pena teres o blogue na tua lista. Há um colaborador que se destaca. O Luiz Carvalho. Tem sido em muito, a alma do 'DC'!. Bjos, e bom fim-de-semana, amiga linda.

Anabela Magalhães disse...

Já está.
Excelente fim-de-semana!

Anabela Magalhães disse...

Sim, tenho reparado no excelente trabalho do Luiz! E no teu... eheheh...
Beijos aos dois!
Ah! E agradeço-te os miminhos...

Moriae disse...

Rrrr o Luiz é uma pessoa super-reservada, se ele ler isto, que me perdoe :)
Obrigada, Anabela. Miminhos, seeempre!

Anabela Magalhães disse...

Perdoa-nos... porque nós somos boas raparigas.
:)

Moriae disse...

:)

Hélio Matias disse...

O melhor deles e serem...Burmelhos.

Anabela Magalhães disse...

E terem pinta?

Moriae disse...

Não tem rrrrrr! Bumelhos!!!! ; )
LOL Linguagem do mimo, certo?

Anabela Magalhães disse...

Certo! eheheh

Anónimo disse...

Ainda assim, estes são bem mais vistosos, coloridos e despontam em inofensiva liberdade campestre.

JEQ

Anabela Magalhães disse...

Subscrevo, JEQ! E tens de ir ver estes meus cogumelos extraordinários.

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.