quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Trabalho - Aulas - História



Auto-Retrato - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Trabalho - Aulas - História

Se há característica que podemos apontar às sucessivas equipas que passaram já pelo ME, agora MEC, essa característica é, sem dúvida!, a criatividade delirante de que deriva trabalho acrescido para os professores que procuram cumprir o que da 5 de Outubro emana. E que é o meu caso.
Algures, lá atrás no tempo, alguém se lembrou do ensino por objectivos e nós toca de o cumprirmos, criando listagens dos ditos que eram facultadas aos alunos para os testes de avaliação e a partir das quais os alunos faziam a sua preparação. Interessava o Saber e ponto final. Depois alguém se lembrou do ensino por competências e nós toca de nos adaptarmos a esta alteração que pressupunha uma avaliação do Saber Fazer. Mas eis que Crato sobe ao poder... e eis que voltamos ao ensino por objectivos, agora travestidos de Metas Curriculares que mais não são do que objectivos criados centralmente para que os operários, perdão! os professores, os executem. Daqui se depreende o quanto o MEC confia no nosso trabalho... rssssssssssss... e mais não digo...

Ora, é por estas e por outras que eu ando, aqui, às voltas com as metas para o 7º ano de escolaridade, de História. Entretanto os livros de História tinham sido alterados imediatamente antes do MEC as ter parido, coisa normal em quem faz um trabalho escorreito, bem planeado, enfim! com cabeça, tronco e membros e é assim que agora temos livros aprovados há 2 anos, sem qualquer referência às metas paridas o ano passado... mas isto apenas porque as editoras não são bruxas... eheheh... mas deviam.
Assim, o meu trabalho faz-se também de "elimina a apresentação publicada em 2012, Anabela Maria! e coloca a publicação alterada e já com as novas metas de 2013!!!... Anabela Maria... rsssssssssssss...

Sim, os professores são obrigados a chover no molhado pela tutela.

METAS CURRICULARES DE HISTÓRIA

3.º CICLO DO ENSINO BÁSICO: 7.º ANO

Das sociedades recolectoras às primeiras civilizações

Das sociedades recolectoras às primeiras sociedades produtoras
1. Conhecer o processo de hominização

1. Localizar as regiões do mundo onde foram encontrados os primeiros vestígios dos processos de diferenciação da espécie humana, sublinhando a origem africana da Humanidade.

2. Reconhecer a proximidade do aparecimento do Homem no planeta quando comparado com a história da Terra.

3. Identificar as principais fases de evolução desde
o Australopithecus ao Sapiens Sapiens, realçando a lentidão do processo.

4. Conhecer a importância da arqueologia para o estudo das primeiras comunidades humanas.

5. Explicitar o conceito de "documento histórico".

6. Definir "Pré-História".

7. Reconhecer o fabrico de instrumentos, o domínio do fogo e linguagem verbal como conquistas fundamentais no processo de hominização.

2. Conhecer e compreender as características das sociedades do Paleolítico

1. Relacionar as profundas alterações climáticas com a distribuição geográfica dos primeiros grupos humanos.

2. Relacionar a recoleção com o nomadismo.

3. Relacionar metodologias de caça de animais de grande porte com a complexificação das interações humanas e com o crescimento da população.

4. Identificar os instrumentos fabricados pelo Homem, as respetivas funções e as implicações em termos de divisão técnica e sexual do trabalho.

5. Definir "Paleolítico".

6. Descrever o modo de vida das primeiras sociedades humanas.

3. Compreender as vivências religiosas e as manifestações artísticas do Homem do Paleolítico.
1. Reconhecer a existência no paleolítico de crenças mágicas e religiosas e ritos funerários.

2. Indicar possíveis explicações para a religião e arte do paleolítico.

3. Distinguir arte móvel de arte rupestre, referindo exemplos hoje situados nos territórios de alguns países europeus (com destaque para Portugal).

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