domingo, 30 de novembro de 2014

Lideranças - Prémios de Mérito

Prémios de Mérito - Agrupamento de Escolas de Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
Lideranças - Prémios de Mérito

Na passada sexta-feira, o agrupamento para o qual trabalho esteve em festa, já o sabeis. Tratou-se de reconhecer, através dos Quadros de Mérito, o trabalho desenvolvido pelos Alunos que, para além das provas dadas através dos resultados escolares obtidos, tiveram ainda que cumprir uma série de requisitos que estão muito para além dos níveis obtidos.

A cerimónia decorreu de forma elegante, ritmada, mais bela do que nunca, bem organizada, sem partes chatas e maçadoras, com um alinhamento que me pareceu correctíssimo: a festa/cerimónia iniciou-se com um número de dança seguido de dois momentos musicais e logo de seguida escutaram-se os curtos discursos destas três mulheres, duas delas Professoras que ocupam importantes cargos na hierarquia do Agrupamento - Dina Sanches, Directora do Agrupamento e Glória Bento, Presidente do Conselho Geral - e ainda a vereadora Lucinda Moreira que detém os pelouros da Acção Social e Programas, Educação, Saúde e Defesa do Consumidor e que já o ano passado nos honrou com a sua presença... já agora, talvez para o ano possa também estar presente o senhor Presidente da Câmara Municipal de Amarante... gostaríamos muito, seria um sinal claro da importância dada à Educação neste Concelho, seria um sinal claro da importância dada a este agrupamento... aqui fica o repto!

As fotografias postadas captaram o momento em que estas três mulheres já referidas partilharam a mesa de honra da cerimónia, colocada no palco por breves momentos, logo depois da actuação dos alunos, imediatamente antes da entrega dos três prémios - diploma, troféu e livro personalizado - motivo pelo qual nos reunimos todos numa noite muito feliz.

No centro está a mulher que dirige o Agrupamento para o qual trabalho. Sei que o exercício desta função não é tarefa fácil, sei que não se consegue agradar a gregos e a troianos, sei que não há lideranças perfeitas, trabalho perfeito. Imagino até que o exercício deste cargo seja muito complexo, muito exigente, muito suado em termos de tudo - em termos de trabalho com uma tutela que às vezes mais parece alucinada, em termos de trabalho com os diversos parceiros educativos, em termos de trabalho com toda uma comunidade educativa composta por Alunos, Professores, Funcionários, Encarregados de Educação tão diversos que nem sei! Imagino que o exercício de um cargo deste tipo implique organização, força, determinação, resiliência... mas também capacidade de escutar o outro e de acolher sugestões, opiniões, capacidade de agregar e de construir pontes onde é possível construir pontes.

Sei, por experiência própria, que a Directora do Agrupamento de Escolas de Amarante nunca me impediu de trabalhar, de tentar dar o meu melhor enquanto peça de uma engrenagem que é complexa, de arriscar a acção que sai muitas vezes do rotineiro, do quotidiano, da normalidade dos dias. Sinto-me livre na minha actuação e no meu Trabalho enquanto Professora, dentro e fora da Sala de Aula. E, igualmente importante, sinto-me sempre apoiada e suportada no meu trabalho.
E, garanto-vos, nos dias que correm isso não tem preço. Mas não tem preço mesmo!

Nota - Atenção que eu já conheci outras culturas de escola deveras diferentes desta e sei bem do que estou a falar.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.