segunda-feira, 24 de novembro de 2014

O País Suspenso

 
O País Suspenso

Por estes dias vivemos os dias das especulações aos molhos. Os comentadores, num frenesim televisivo, dizem uma coisa e o seu contrário. Um verdadeiro circo espectacular está já montado neste país desde a detenção do Animal Feroz na passada sexta-feira. O Big Brother ao pé disto é coisa de amadores muito reles.
Eu envergonho-me. Envergonho-me por viver num país que escolhe mal os seus dirigentes. Envergonho-me dos tiques autoritários destes políticos da treta que, guindados a cargos de poder, actuam segundo a máxima "O plesidente da junta sou EU! E isto aqui é a minha quinta!" Envergonho-me por viver num país feito de esquemas, de ligações perigosas, de compadrios, de corrupção, feito de gente que ocupa cargos públicos com uma indignidade que brada aos céus.
Ora isto não é apanágio do pê esse. As suspeições generalizadas, casos atrás de casos, eles são tantos que mais vale nem focar nenhum!, fazem parte do património genético também do pê esse dê e do cê dê esse. Ou seja, dos partidos políticos do chamado arco governativo.
Pois o arco governativo está profundamente doente, gangrenado até ao tutano. Com a sua actuação, o arco governativo gangrena todo um país fazendo-o pagar com língua de palmo por crimes que o vulgar cidadão não cometeu e até desconhece.
Mas o país tem culpa. Os cidadãos têm culpa. Têm a culpa de praticar uma política de alterne nojenta que já só me dá vómitos.
Hoje, face aos acontecimentos dos últimos dias, e ainda com um país suspenso na divulgação das medidas que serão decretadas para um ex-primeiro ministro desta Nação, quero aqui deixar a sugestão aos três partidos do arco governativo para aproveitarem a oportunidade para se regenerarem, que é o mesmo que dizer para se limparem com escova de aço se necessário for.
Aproveitem a oportunidade. Porque é todo um país que está em causa.
Ética, precisa-se. Asseio, precisa-se. Deixem de achincalhar as pessoas. Deixem de governar como terroristas que afirmando uma coisa fazem o seu contrário. Comportem-se com lealdade ao juramento que fazem em voz alta para todos ouvirem. Contentem-se com o que ganham. Que é muito demasiado se comparado com o que ganha a maioria dos portugueses. Não vos adianta de nada ter muiiiiitos milhões com sete palmos de terra sobre os reais focinhos. E para lá ireis como o mais indigente dos indigentes à face da terra.

Ética, precisa-se. Asseio e limpeza também.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.