quinta-feira, 6 de abril de 2017

O Projeto Ver para Querer e o Clube da Horta


Ver para Querer - School Canteen - E. B. 2/3 de Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

O Projeto Ver para Querer e o Clube da Horta

O projecto, chamado Ver para Querer, que é piloto a nível nacional e que aproximou dois organismos diversos e bem distintos - Ordem dos Nutricionistas e Agrupamento de Escolas de Amarante - continua a ser implementado na E. B. 2/3 de Amarante, segundo/seguindo um programa e calendário previamente definidos desde a primeira hora.
Hoje partilho com os meus leitores um pequeno/grande passo, uma pequena/grande conquista de entre as muitas que se vão fazendo diariamente e que nos dão, a todos os envolvidos de alma e coração neste projecto, muito gozo.
A parceria entre o projecto Ver para Querer e o Clube da Horta está feita. Porque é do interesse de todos que alguns produtos alimentares produzidos no solo que é nosso, no solo da nossa Escola, trabalhados pelos alunos que são nossos, e pelas professoras que o dinamizam, entrem na alimentação dos miúdos e miúdas que fazem o seu almoço diariamente na nossa School Canteen.
No último dia de aulas acompanhei alunos do meu 7.º A à horta. Lá estavam miúdos e miúdas limpando o terreno de um curto mas duro Inverno. Lá estava a professora alma do Clube da Horta, a  professora Glória Bento, que nos deu as orientações necessárias à colheita de limões e de laranjas, de loureiro e ainda de cidreira fresca.
E lá fomos entregar a colheita à School Canteen...
E o resultado foi este que está patente nas fotografias que convosco partilho. A água da companhia, servida em jarros transparentes, tornou-se agora mais bela e mais saborosa depois de aromatizada pelas laranjas, limões e cidreira acabados de colher. E a cantina alegra-se à conta de pequenos/grandes gestos que pertencem a alunos por inteiro. Porque os queremos por dentro de um projecto que só tem um enorme objectivo e um fim: que eles, alunos, se alimentem convenientemente durante a refeição que fazem dentro do espaço escolar.
Vamos conseguir.

2 comentários:

Tecas disse...

Lindas imagens, excelente ideia.
Muitos parabéns e o melhor sucesso para o projeto
Um abraço grande a todos os trabalhadores.

Anabela Magalhães disse...

Muito obrigada pelas tuas palavras de incentivo ao nosso trabalho! O gesto até pode parecer quase irrelevante... mas não é. Cuidamos deles com delicadeza, em todas as vertentes, dentro e fora da sala de aula! Beijinhos!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.