quarta-feira, 11 de abril de 2018

Familiar no CEP


Familiar no CEP

Chamava-se Evaristo Teixeira da Silva Coimbra e era meu tio-bisavô paterno.
Não sei nada sobre ele a não ser o que aqui está partilhado nestes documentos - era solteiro quando integrou o Corpo Expedicionário Português, vulgarmente conhecido por CEP, era 2.º sargento, tinha o número 462 e integrava a 1.ª Companhia de Infantaria nº 32. Foi punido, em 20 de Março de 1918, com 5 dias de detenção "por ter faltado a formatura para a revista que teve lugar no dia 17 do corrente" ano de 1918. Era natural de Amarante, filho de José Teixeira da Silva Coimbra, meu trisavô paterno e de Maria Cândida de Jesus, minha trisavó paterna.
À data do preenchimento deste documento parece que o familiar vivo mais próximo era o seu irmão, Alfredo Teixeira da Silva Coimbra, meu bisavô paterno, que, à data, vivia no Largo da Ramadinha, nº 81, no Porto, algures ali entre a rua de Santo Ildefonso e o Passeio de S. Lázaro.
Embarcou em Lisboa no dia 14 de Julho de 1917 e regressou no dia 5 de Fevereiro de 1919. Baixou ao hospital, pelo que consigo ler num dos documentos anexos, duas vezes. Foi promovido a 1º sargento em 18 de Setembro de 1918.
Parte da informação não a consigo ler de tão clara que está... talvez com uma lupa.
Não possuo qualquer fotografia dele. Apenas do seu irmão Alfredo Teixeira da Silva Coimbra, várias, e uma fotografia familiar onde, para além deste meu bisavô paterno, está a minha tia-avó Delfina Adelaide Teixeira da Silva Coimbra e os pais destes, as figuras centrais sentadas, José Teixeira da Silva Coimbra, meu trisavô paterno e de Maria Cândida de Jesus, minha trisavó paterna.
A fotografia deverá ser de 1901.

Nota - Ontem cheguei a estes documentos pela mão do meu estimado amigo/colega João Gomes que fez o favor de me enviar o link onde estão tantos, mas tantos!, soldados oriundos de Amarante... e não só!... que integraram um dia o CEP e que desempenharam um papel activo durante a Primeira Guerra Mundial.
Agradeço-te, João Gomes! E aproveito para partilhar com os meus leitores estas preciosas hiperligações.

Amarante

Por distrito procurem aqui.


Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.