sexta-feira, 21 de junho de 2019

Alunos/Família/Professores/Medalhas


Alunos/Família/Professores/Medalhas

A dupla família/professores, quando funciona e rema para o mesmo lado, só se pode traduzir em mais-valias sem fim daquelas que nunca dinheiro algum pagará porque estão muito para além dele em importância.  
Esta dupla revela-se, para cada aluno, indispensável e enriquecedora se bem oleada, presente, exigente, carinhosa, emotiva, racional, respeitosa, educada, dura, meiga, implacável, compreensiva... capaz de dizer sim e capaz de dizer não... que a vida é feita de momentos quantas vezes antagónicos segundo as suas circunstâncias.
Costumo dizer aos meus alunos que sou uma espécie de mãe deles na Escola, com especial ênfase aos que estão sob a minha particular alçada e que integram a minha direcção de turma.
Foi o caso da filha da Raquel Costa, hoje não mais minha aluna. Por isso, a mensagem desta mãe, que me foi enviada hoje, é, para mim, a medalha mais bela entre todas as medalhas que eu poderia receber enquanto orgulhosa professora que exerce exactamente a profissão que escolheu para si e é a medalha que me compensa de quase todos os desvarios e desconsiderações que sistematicamente recebo da tutela.
Grata, Raquel Costa! Juntos/as somos mais fortes!


Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.