Depois de vivermos toda uma vida profissional submetidos a três períodos lectivos eis que, em Setembro de 2019 e no Agrupamento de Escolas de Amarante, iniciámos um ano lectivo dividido em apenas dois semestres.
A formatação é deveras diferente e exige de nós capacidade de adaptação já que implica dois períodos de avaliação intermédia qualitativa - um a meio de cada semestre - e dois momentos de avaliação quantitativa no final de cada um dos semestres.
Assim, em Novembro de 2019, usufruímos de uma paragem lectiva de três dias, aproveitada pelos docentes para a realização das avaliações intermédias qualitativas e aproveitada pelos alunos para um merecido, pleno e retemperador descanso.
E as actividades lectivas terminaram no dia 20 de Dezembro para toda a comunidade educativa constituída por alunos e professores. Confesso que foi estranho. Mas não temos mesmo reuniões de avaliação?! Pois não. As reuniões destinadas à avaliação quantitativa estão agora a ser realizadas no meu agrupamento, nesta semana que já vai a meio e que volta a ser de interrupção lectiva para docentes e discentes, para os últimos aproveitada para um merecido, pleno e retemperador descanso, assim o espero!
E qual é o meu primeiro balanço?
Para alunos e professores, surgiram tempos de pausa estrategicamente colocados a meio deste primeiro semestre e com a duração de três dias, claro que com um período de paragem no Natal mais reduzido do que nas escolas que continuam a seguir o antigo figurino dos três períodos, mas que se revelaram muito benéficos e úteis para quebrar rotinas, aliviar trabalhos, retemperar forças de alunos e de professores.
Para mim foi surpreendente a sensação de stress hiper diminuído durante os períodos em que procedemos a avaliações, principalmente nesta semana que ainda vai a meio. É que a seguir não estou pressionada com tudo o que está associado ao Natal ou mesmo à Páscoa e, a partir da próxima semana, terei "apenas" aulas... as aulas que darão início a um segundo semestre de duração equilibrada, semelhante e equitativa ao que já vivenciámos de Setembro a Janeiro.
Tenho para mim que a semestralidade do ano lectivo poderá potenciar a melhoria do aproveitamento e do comportamento dos alunos pelos vários momentos de descanso estratégico que possibilita e pelo facto de, para alunos que se importam com os seus resultados escolares, ser mais fácil e imediata a percepção da possibilidade de melhoria num segundo semestre que será também o último.
Confesso que estou a gostar da experiência.
12 comentários:
A minha experiência é diferente...e nem tudo são rosas. porque na minha escola existem os dois modelos implantados. Semestre e períodos! Balanço? Mau muito mau... Vamos comparar... Não existiram pausas em novembro...as avaliações neste semestre foram 3... Logo 3 reuniões por turma. 2 intercalares e uma avaliação. Neste momento tenho aulas e reuniões de avaliação... Pior já fui obrigado a faltar a aulas para ir a reunião. as normais atividades de ed.fisica....corta mato, e inter turmas foram em dezembro...perdi 2 semanas de aulas. Ora numa disciplina semestral é muito!!!para piorar nesta última semana do semestre foi a mostra de trabalhos realizados em cidadania e área projeto e "festas" de despedida de professores. Pausas? O semestre acabou na sexta-feira e o segundo começou na 2afeira...a pausa foi um fim de semana! Conselho de turma novo...pois os professores saíram e vieram novos...com isso novas propostas de planta de sala de aula,novas reuniões informais de 10m (nos intervalos)...as questões do turnos...o horário dos alunos alterado e os apoios e Emrc. Apesar disto considero que é um longo caminho a seguir mas que poderá ser muito bom se for bem organizado e pensado.
José, acredito que estejam estafados. Essa é uma "organização" de loucos! Onde estás colocado?
No meu Agrupamento, em Santarém, a realidade é semelhante à do colega José. Mau, demasiado mau. Ainda assim acredito que apenas com o modelo da semestralidade implantado fosse bastante melhor.
Tenho uma questão. Esta nova organização por semestres também englobou o ensino pré-escolar e o 1º ciclo?
Obrigada
Célia carvalho
Queria colocar uma questão: essa organização por semestre englobou o ensino pré-escolar e o 1º ciclo?
Obrigada
Célia carvalho
Por aqui é o 3° ano letivo a trabalhar em semestres. Pausa do Natal, foi efetivamente PAUSA. Esta semana atendimento aos pais já feito. Para a semana novo semestre a iniciar.
Há sempre ajustes, aspetos positivos e negativos, mas balanço final...adaptados e satisfeitos (professores, pais e alunos)
Lamento, Maria CLáudia!
Célia Carvalho, englobou!
Por aqui também estamos satisfeitos e ainda só temos a experiência do primeiro semestre! E sim, faremos por certo, pequenos ajustamentos!
Eu já vou no segundo ano e até agora até deu para ser menos stressante.
E agora, três anos depois, qual o balanço? Continua a compensar? Tenho a ideia que será mais cansativo para os alunos, pelo que vejo pelos meus filhos, que estão sempre com tarefas para fazerem: ou testes, ou trabalhos de grupo, ou trabalhos individuais... Mesmo as férias não lhe servem de muito pois regressam para logo de seguida terem mais testes e trabalhos para entregar, pelo que ocupam os dias fora da escola para trabalhar em casa. A ideia que tenho é que, com os períodos, fazem-se mesmo pausas na matéria e, por isso, salvo raras exceções, os alunos podem verdadeiramente descansar! Não acho que os alunos destas idades consigam gerir tão bem como os universitários. Até porque nas universidades as cadeiras estão organizadas de modo a que não haja continuação no semestre seguinte...
Gostaria mesmo da opinião de quem tem mais experiência.
Ju
O balanço foi extremamente positivo inicialmente. A disciplina de História e de Geografia eram semestrais e até conseguimos aumentar a carga horária destas disciplinas o que foi excelente. Agora a semestralidade só funciona em termos de organização geral e acabaram as disciplinas semestrais. Resumindo: mau, muito mau! Perdemos carga horária semanal, temos excesso de turmas... enfim! Muito haveria a dizer mas estou fora.
Enviar um comentário