sexta-feira, 19 de novembro de 2021

A Jóia de Luz e o Natal

Presépio - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

A Jóia de Luz e o Natal

Amou e ama, desde que nasceu, tudo o que diz respeito ao Natal e foi vê-lo logo no primeiro Natal da sua vida espantado a olhar para as luzes pisca pisca enquanto escutava embevecido as músicas nataleiras saídas de caixinhas de música de que ainda hoje não prescinde. A partir do seu segundo Natal passou a ajudar-me e a ajudar o meu querido pai, seu querido bisavô, já que, por aqui, a restante família não aprecia toda a tralha de luzinhas e figurinhas e musgos e casinhas... que todos os anos vamos buscar aos contentores que as albergam e onde passam o restante ano sossegadinhas. 

Revivo o fascínio desta época em casa dos meus pais, as figurinhas que se iam descascando das múltiplas camadas feitas de suaves e finos papéis, as idas ao musgo, a construção da ponte, dos templos, integralmente feitos pelo meu pai que, muitos anos depois, voltou a fazer, com a ajuda da nossa Jóia de Luz Um, um moinho, mais casinhas... quase a Igreja de S. Gonçalo. Um encanto vê-los a trabalhar aos dois...

Relembro o fascínio perante a construção do gigantesco presépio de S. Gonçalo que ainda chegou ao tempo da infância de minha filha e que depois se escafedeu para parte incerta e que era muito ao estilo do meu mas muito maior. Ou melhor, o meu é que tem a influência daquele velho, belo e gigantesco presépio que me encheu a infância de fascínio e de emoção e que para sempre guardarei na minha memória agora que já foi substituído por uma pimbalhada qualquer como podem verificar clicando aqui.

Missão cumprida. Presépio feito, árvore de Natal idem aspas aspas, decoração da varanda concluída.

Obrigada por tudo, Papá! Obrigada por tudo, nossa Jóia de Luz Um.


  

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.