quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Escola a Tempo Inteiro - Velhos/Actuais Pensamentos Meus

 


Escola a Tempo Inteiro - Velhos/Actuais Pensamentos Meus 

14 de Outubro de 2009

(...) Quanto à escola a tempo inteiro provavelmente ainda nos arrependeremos, e muito, num futuro próximo, quando nos apercebermos de todas as consequências desta mesma escola a tempo inteiro sobre as crianças em crescimento acelerado que estão a servir de cobaias em larga escala para o Ministério da Educação. Mas para elas, crianças hoje, será demasiado tarde. E será verdade, a melhoria dos resultados escolares, em termos estatísticos. Aliás vivemos em tempos de estatística para a frente e para trás e em que o número é rei e senhor. Números para apresentar no exterior eis o que realmente importa. Como se chega a números simpáticos não interessa minimamente! Importam os números e ponto final. 

Será isto progresso? Será isto batota? Eu fico-me pela batota e constato-a numa conjuntura, nacional e internacional, absolutamente favorável aos batoteiros e à dita actividade tão na moda nos dias que correm. 

Tempos complicados estes em que vivemos! Pelo menos para as pessoas da minha geração, educadas com outros valores que não estes que vigoram por aí a torto e a direito. E por aqui me fico, sendo certo que muito haveria ainda para dizer, mas terá de ficar para um próximo post de balanço desta ministra da educação que está mesmo de saída. Que vá de vez. Não deixa saudades.

10 de Fevereiro de 2016

Manter os alunos até ao 9º ano das 8:30 às 19:30 na escola por alma de quem?!  

Como? Com quem? Com que recursos humanos agora que as escolas estão esmifradas deles? Com que recursos económicos agora que o corte no orçamento para as escolas públicas se voltou a fazer sentir somado aos violentos cortes anteriores? E os direitos das crianças à infância? A sério que queremos crianças/jovens a crescerem felizes? E o direito das crianças a um horário justo de escola? Por acaso as nossas crianças merecem ser tratadas assim? Querem matá-las de overdose de escola? E as crianças/adolescentes que demoram uma hora, e mais ainda, a chegar a casa de camioneta monte acima monte abaixo? E o direito das crianças a usufruírem do seu lar e dos seus familiares? 

E os pais, a crer na notícia, aplaudem e estão contentes. Chegam a casa jantam e vão para a cama? Depois de um dia inteiro na escola? Meus deuses... o que é isto? Digam-me que é mentira...  

Sabem o que vos digo? Mau demais, mesmo!, para ser verdade.  

Estou totalmente contra.  

Governo quer alunos até ao 9º ano o dia inteiro na escola

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.