quarta-feira, 14 de outubro de 2009

MLR

MLR

A senhora ministra falou e em jeito de balanço destes já mais de quatro anos de governação diz que deixa "escolas novas e mais de 400 centros escolares em construção ou já aprovados, mais estabilidade para os professores, escola a tempo inteiro, cursos profissionais e centros de novas oportunidades."
E afirma "Temos hoje melhores resultados no ensino básico, mais alunos no sistema, muitos deles conquistados ao abandono escolar e que já estavam fora da escolaridade obrigatória e mais alunos a entrar no ensino superior."
Se quiser leia e ouça aqui.
Ora eu afirmo que é certo que deixa tudo isto e até muito mais, sendo que o tudo isto e o até muito mais nem sempre são positivos.
Evidentemente que as obras nas escolas só pecam por tardias. Uma aposta forte nos cursos profissionais era mais do que necessária e também só peca por tardia, se bem que há ainda muito a melhorar neste campo. Um combate sério ao abandono escolar é mais do que necessário e é absolutamente imprescindível ver resolvidos e colmatados problemas económicos e sociais a montante da Escola, que se reflectem no abandono escolar precoce, problema que não pode, de modo algum, penalizar os professores na sua própria avaliação de desempenho, situação prevista na ADD que ainda não foi revogada, se encontra apenas adiada pelo Simplex, e que eu considero simplesmente aberrante.
Quanto à escola a tempo inteiro provavelmente ainda nos arrependeremos, e muito, num futuro próximo, quando nos apercebermos de todas as consequências desta mesma escola a tempo inteiro sobre as crianças em crescimento acelerado que estão a servir de cobaias em larga escala para o Ministério da Educação. Mas para elas, crianças hoje, será demasiado tarde.
E será verdade, a melhoria dos resultados escolares, em termos estatísticos. Aliás vivemos em tempos de estatística para a frente e para trás e em que o número é rei e senhor. Números para apresentar no exterior eis o que realmente importa. Como se chega a números simpáticos não interessa minimamente! Importam os números e ponto final. Será isto progresso? Será isto batota? Eu fico-me pela batota e constato-a numa conjuntura, nacional e internacional, absolutamente favorável aos batoteiros e à dita actividade tão na moda nos dias que correm.
Tempos complicados estes em que vivemos! Pelo menos para as pessoas da minha geração, educadas com outros valores que não estes que vigoram por aí, a torto e a direito.
E por aqui me fico, sendo certo que muito haveria ainda para dizer, mas terá de ficar para um próximo post de balanço desta ministra da educação que está mesmo de saída.
Que vá de vez. Não deixa saudades.

6 comentários:

Bea disse...

Que triste mulher! Mal amada e será sempre lembrada pelo pior, por muito que se gabe do que fez de bom. Teve um triste fim e espero que vá de retro...
bjs

Em@ disse...

Triste, triste, triste!
Nem consigo ouvi-la ou vê-la eheheheh
Quanto às estatísticas desconfio sempre delas!

Anabela Magalhães disse...

Vá de retro que não deixa saudades em nenhum de nós! Quer dizer... TIza... nos pê esses se calhar deixa!
Quanto às estatísticas valem o que valem, não é assim, Em@?

Em@ disse...

Ora vejam lá este:

http://www.youtube.com/watch?v=v3ZAsV2v3Vs

Uma herança da MLR eheheh

bugsnaEDucação disse...

Tal como dizes tão acertadamente noutro poste, se algum valor teve foi o de coveira do ps.
Já não consigo vê-la nem ouvi-la, por pura profilaxia.
Os números dizem o que se quiser que eles digam. Sobretudo, os dos últimos 4 anos.
Por exemplo: 60%(80º%?) de professores avaliados. Deixa-me rir!

Anabela Magalhães disse...

Esta gente é mesmo tolinha, Bugs! Mas do tipo tolinha perigosa!
Disse ela hoje que não sabe se continuará no governo... será possível?!

 
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