domingo, 25 de outubro de 2009

Novas da ESA - Insólito

Novas da ESA - Insólito

Não sei de quem partiu a idiotice da triste ideia, e custa-me a aceitar que pessoas que eu muito prezo embarquem em semelhante idiotice, mas o que é certo é que ocorreu, por estes dias, um facto deveras insólito, lá para os lados da ESA.
Foi-nos pedida, no final do ano lectivo transacto, a todos os professores a leccionar na ESA, uma avaliação dos nossos Coordenadores de Departamento, anónima, que eu também preenchi. Ora, ao que parece, parece que as avaliações não foram do agrado de todos os senhores coordenadores e vai daí como actuar?
Fácil! Senhores professores toca de nos avaliarem outra vez e desta vez fazem o favor de se identificarem, assinando o vosso nome!
Caricato? Obsceno? Kafkiano? Persecutório? Pidesco? Imoral? Nem sei o que chamar a tamanha idiotice que nem sei, nem me interessa saber, de que cabeça saiu.
Atenção que não estou aqui a defender ou a atacar o facto da avaliação ter sido anónima, que eu não tenho qualquer problema em assinar as minhas opiniões. Mas as regras foram essas e foi com essas regras que fomos a jogo e nem sequer fomos nós que as estipulámos, sendo certo que, por norma, as avaliações que produzimos entre nós são sempre anónimas, para que as pessoas não se sintam constrangidas a atribuir esta ou aquela avaliação entre pares, conhecidos, que tomam o seu café juntos e que muitas vezes frequentam as casas uns dos outros.
Continuo a verificar na prática, com exemplos concretos como este, que a ADD, sim, esta que ainda está em vigor, potencia o que de pior tem o ser humano e deparo-me com a estupefacção de verificar que há quem considere esta situação como normal e deparo-me com a estupefacção de ver pessoas, por quem tenho muita estima e consideração, a embarcarem em processos deste teor e calibre, numa perda total da face, numa perda total de razão.
Não concordam com as avaliações que tiveram? Pois estão no seu direito! Contestem-nas! Agora coagirem as pessoas a alterá-las, isso não.
Ainda não fui contactada para assumir a avaliação que em consciência fiz. Não sei se vou ser contactada por carta, por mail, por telemóvel ou o que seja mas sei que, se me contactarem neste sentido, a minha resposta será um curto e sentido pedido " Não sejam ridículos, meus senhores!"

11 comentários:

Helder Barros disse...

Anabela, surpreende-te mesmo esta atitude... a mim não!
Confirma a norma... infelizmente!

Anónimo disse...

Olá Anabela.

Estimo muito o que escreve e certamente conhece-me de outras intervenções esporádicas.
Esta, é uma delas.

Mas, fiquemos pelo anonimato (que nem tenho nada a ver com a ESA, graças a Deus! - que até tem andado por baixo (DEUS), na boca do JS de Saramago, que há o JS de Sócrates - interessantes estas coincidências ... coisas divinas!) ...

O que acho verdadeiramente insólito, para não dizer algo bem pior, é ter existido um pedido de avaliação e anónimo! aos Coordenadores!
Agora, os Coordenadores são "bichos"?
Estou a ver o filme ... Queriam acertar em alguém e vai daí, acertam em todos!

Só lhe posso dizer o seguinte: Abençoado o sítio onde trabalho! Até podem existir outras coisas (há sempre), mas "disso", não conheço e julgo não vir a conhecer.

Um abraço (costumo despedir-me de outra forma ...)!

EMD disse...

Avaliação De Doidos e para Doidos.
É a loucura em roda livre a tornar-se norma, como diz o Helder (Olá Helder!):(

Anabela Magalhães disse...

Nada me surpreende vindo da ESA, Helder. :(
Que pena!

Anabela Magalhães disse...

Peço desculpa, EBPT, mas não estou a ver quem seja...
Em primeiro lugar agradeço-lhe as palavras que me deixa sobre o que aqui vou escrevendo.
Depois um esclarecimento - o pedido de avaliação foi-nos exigido por esses mesmos coordenadores, que fique bem claro.
Não foi invenção nossa ao nível dos avaliados e nós não queríamos acertar em ninguém.
De resto também agradeço pelo facto de ter saído da ESA.
Estou agora numa escola absolutamente normal... que assim se conserve!

Anabela Magalhães disse...

Olá Elsa! E é! É a loucura mais completa e absoluta!
Nem sei que diga mais! :(

Em@ disse...

Se não fosse tão triste dava-me vontade de rir!

Anabela Magalhães disse...

E vai-se a ver é uma anedota, Em@! Mais uma!

bugsnaEDucação disse...

Anedota será, mas das estúpidas!

Anabela Magalhães disse...

Das muito estúpidas, Elsa. :(

Anabela Magalhães disse...

Afinal veio-se a comprovar que a minha escola actual, a mesma que eu refiro como normal aqui neste comentário de 2009, também deu o ar da sua graça em anormalidade muita motivada pela ADD.
Nonjo! :(

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.