quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

As Mulheres em Marrocos

As Mulheres em Marrocos

Em Marrocos, tal como em Portugal, há ainda um longo caminho a percorrer para que a igualdade de géneros, legislada em 2004, se efective. E só se efectivará mudando a mentalidade de cada mulher, de cada homem que defende esta desigualdade e que a promove no seu dia-a dia.
Entretanto, Mohammed VI deu já passos de gigante relativamente ao seu tradicional e retrógrado pai... pensar que jamais a rainha foi avistada pelos seus súbditos, nem em fotografia nem em pintura que fosse... não lembra ao diabo, pois não?! Mas assim era.
A reportagem que aqui deixo, penso que de 2008, foca problemas comuns aos dois lados do Mediterrâneo. Foi feita lá, é sobre os problemas que a mulher marroquina enfrenta... mas podia ser feita cá, e podia ser sobre os problemas que muitas mulheres continuam a enfrentar por aqui, entre nós.

A propósito, sabia que o governo marroquino integra seis ministras?
Pois se não sabia, ficou a saber.



Marrocos é isto:



Mas sem deixar de ser também isto:



Cabe num qualquer estereótipo de país árabe/berbere, muçulmano?

Não, não cabe.

Assim, contra os estereótipos, marchar, marchar!

Notem, os países muçulmanos são muito diferentes entre si. Notem, dentro de um mesmo país, há, muitas vezes, enormes diferenças entre o Norte e o Sul, entre o interior e o litoral. Notem, estou a falar de paisagens mentais e não de paisagens geográficas, muito embora pudesse estar também a referir-me às segundas. Espero poder contribuir com um pouco mais de luz para que não os metam a todos no mesmo saco de gatos. Porque eles não cabem lá! ;).

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.