quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Oficinas de Arqueologia Experimental do Paleolítico

Oficinas de Arqueologia Experimental do Paleolítico
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Oficinas de Arqueologia Experimental do Paleolítico

Dirigidas a todos os alunos do 7º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Amarante, turma do Marão incluída, as Oficinas de Arqueologia Experimental do Paleolítico decorreram durante todo o dia da passada segunda-feira com o êxito costumeiro. Ou seja, total! De facto, esta actividade é das mais interessantes que um Professor de História pode proporcionar aos seus alunos, como tenho vindo a registar neste blogue em postagens que podem ser lidas aqui. E isto não tem nada a ver com a Escola Folclore, sendo somente a Escola Pública que eu gostaria que o meu neto frequentasse um dia. A Escola tem de se fazer amar, tem de ser um espaço confortável para Alunos e Professores sob pena de falharmos todos os objectivos. A Escola tem de sair da sua zona de conforto e arriscar Fazer e arriscar Fazer Diferente.
Foi um prazer receber de novo o arqueólogo dr. Jorge Sampaio, desta vez acompanhado pela arqueóloga drª Carla Magalhães que integram os quadros técnicos superiores do Parque Arqueológico de Foz Côa e que dividiram a condução das oficinas entre si.
Ontem e hoje, à pergunta "Então, gostaram?" a resposta mais bela foi deveras expressiva "Ó professora, nós não gostámos. Adoráaaamos!" acompanhada com sorrisos largos de orelhas a orelhas.

Passados todos estes anos de profissão, confesso, continuo a gostar de observar este entusiasmo nos olhos dos meus alunos, nos seus sorrisos rasgados e nas suas palavras entusiasmadas...

Nota - Os meus agradecimentos ao arqueólogo dr. Jorge Sampaio que, conhecedor do meu carinho pelo Centro de Recursos da EB 2/3 de Amarante, nunca se esquece desta professora perdida algures aqui pelo interior. O instrumento lítico em sílex está já em depósito, na Caixa Paleolítica, junto das suas anteriores generosas ofertas que podem ser observadas aqui.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.