domingo, 18 de janeiro de 2015

O Cinquentenário da Escola Secundária de Amarante

Espreitadela para a Verdade? - Museu de Arte de Roterdão
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
O Cinquentenário da Escola Secundária de Amarante

Pode a Escola Secundária de Amarante comemorar o seu cinquentenário no ano lectivo de 2014/2015 somando os anos de um projecto extinto, chamado Escola Industrial de Amarante e que ministrava cursos que obedeciam a planos curriculares tão distintos, aos seus próprios anos?

Ora vejamos o que diz o decreto lei nº 45 980, datado de 1964:

" É criado no concelho de Amarante um estabelecimento de ensino técnico profissional, com a denominação de Escola Industrial de Amarante, no qual será ministrado o ensino do ciclo preparatório e o dos cursos de electromecânica e de formação feminina."

Pode a Escola Secundária de Amarante comemorar o seu cinquentenário no ano lectivo de 2014/2015 somando os anos de um projecto extinto, chamado Escola Industrial de Amarante e que ministrava cursos que apenas por aqui contemplavam o nosso antigo 5º ano, aos seus próprios anos?

Pode a Escola Secundária de Amarante comemorar o seu cinquentenário, no ano lectivo de 2014/2015, somando os anos de um projecto extinto, chamado Escola Industrial de Amarante, baseada no decreto lei nº 45 980 de 20 de Outubro de 1964 quando o ensino secundário não tinha ainda sido parido? Na verdade a ESA apenas foi criada em 1975, pelo Decreto-Lei 260-B/75, de 26 de Maio...

Sim, é claro que se podem comemorar os cinquenta anos da ESA, mas só se formos muiiiiiito criativos e tivermos muita vontade de comemorar esses inexistentes cinquenta anos.... e isto é para dizer as coisas com muita suavidade. E sim, é claro que se podem comemorar os cinquenta anos da ESA mas apenas se conseguirmos somar alhos com bugalhos... coisa que nos disseram, logo na 1ª classe!, em tempos que já lá vão, ser coisa impossível... mas... já não é? Também tem-se visto cada fenómeno que este é apenas mais um...

É claro que alguns antigos alunos, felizmente não desmemoriados e que ainda se lembram que depois do 5º ano se tinha de ir estudar para Penafiel, ou para o Porto, ou... o que entendessem, para poderem fazer o antigo 6ª e 7º ano, equivalentes aos 10 e 11º actuais, e que a primeira coisa que por cá abriu foi uma Secção do Liceu de Guimarães, inacreditavelmente omissa em todo o historial que se encontra nas páginas das comemorações, esforçam-se por repor a verdade porque ela não é aquilo que com ela queremos fazer sendo apenas aquilo que é.

No dia 4 de dezembro de 1964, a nossa Escola, então chamada Escola Industrial de Amarante, iniciou as aulas. ?!!!!



https://www.facebook.com/pages/Escola-Secund%C3%A1ria-de-Amarante-Cinquenten%C3%A1rio/662148443853316

Aqui fica o que vai pelo facebook, numa página que é pública e que, por isso, tomo a liberdade de transcrever.
  • António Patrício ...50 anos de bem-servir...
  • José Emanuel Queirós Nem a Escola nem o ensino secundário em Amarante perfizeram cinquenta anos.
  • José Emanuel Queirós A ESA, sempre foi criada em 1975, por via do Decreto-Lei 260-B/75, de 26 de Maio, como consta http://dre.tretas.org/dre/115579/
  • Anabela Magalhaes Eheheh... por pouco também tinha de me ir inscrever a Guimarães... valeu-me ser ligeiramente mais nova. Já os ligeiramente mais velhos que nós, que remédio tiveram eles... lá foram para Penafiel, Porto... o que calhou porque em Amarante só existia ensino até ao antigo 5º ano...
  • José Emanuel Queirós É não recomendável o senso matemático e a extrapolação sem rigor que leva à conclusão equívoca das comemorações de um cinquentenário serôdio antecipado uma década.
  • Julieta Freitas Essa está boa! Quem se der ao trabalho de ler o Decreto- Lei, pode confirmar que na realidade é criada a Escola Secundária em Amarante, resultando da transformação dos estabelecimentos de Ensino Técnico existentes.
  •  
    Anabela Magalhaes Exacto - É criada a Escola Secundária de Amarante por esse Decreto-Lei. O que está para trás é uma outra coisa. Que por acaso até foi bem mal extinta!
  • Anabela Magalhaes Isto é que vai aqui uma conversa... eheheh...
  • Julieta Freitas Realmente. Parece que falamos de coisas diferentes e se calhar é isso mesmo.
  • Anabela Magalhaes Mas... não se podem somar alhos com bugalhos... podem? E vocês estão a somar os anos de vida da Escola Técnica, que foi estupidamente extinta, com os anos de vida da Escola Secundária.
  • Julieta Freitas Com a informação que já foi aqui divulgada e também no perfil da secundária 50 anos, penso que aqueles que tiverem dúvidas podem fazer a leitura que entenderem. De lembrar que os 25 anos foram festejados na direção do Dr Batista Martins. A conversa foi boa. Bom fim de semana.
  • Anabela Magalhaes É aquela história de uma mentira repetida mil vezes... pois nem que sejam duas mil repetições... eheheh... não transformam a mentira em verdade! A conversa foi excelente, Julieta Freitas! Beijocas e bom fim-de-semana!
  • Julieta Freitas Retifico, os 25 anos foram festejados com a presença do Dr Batista Martins, 1º Diretor da então Escola Industrial, Beijinhos
  • Raul Lopes Relembro que, com a criação do ESA, foi também extinta a Secção Liceal de Amarante do Liceu Nacional de Guimamães, que a Julieta Freitas frequentou.
  • Anabela Magalhaes Exactamente, Raul Lopes! Haja memória! Aliás, a Julieta, assim como o meu irmão, ainda se inscreveram em Guimarães. Eu vinha a seguir e já me matriculei aqui mesmo.
  • António Luís Guimarães Gomes Meus caros amigos , sem querer entrar em polémicas , e resumindo, comemorar 50 anos da Escola Secundária de Amarante é uma "treta"! ...Raul, nós os dois com mais cerca de 90 alunos, " abrimos" a Secção Liceal de Amarante do Liceu Nacional de Guimarães, infelizmente , "ninguém, político" comemora esse evento !
  • José Emanuel Queirós É incrível, Luís, como as conveniências fazem esquecer factos, alterar marcadores e istrumentalizam pessoas e instituições à conta de alguma crendice sem nexo nem rigor. Sobra a festa...
  • Anabela Magalhaes E a festa vai bem gira... eheheh...

  • Sem comentários:

     
    Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.