segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Pode Uma Aula de História Começar com Dança?

Dança - EB 2/3 de Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Pode Uma Aula de História Começar com Dança?

Evidentemente que pode. E foi o que aconteceu um dia destes, em que eu, já de livro de ponto na mão mas ainda no pavilhão central, fui abordada e surpreendida pelos meus alunos/as do ensino articulado de dança e de música com uma pergunta muito simples, a exigir um inevitável "sim, será um prazer!" de resposta.

- Professora, podemos dançar para si?

E foi vê-los/as a posicionarem-se, depois de uma ida rápida à cabine de som da Rádio Escola, a música a ecoar pelo ar, os corpos a bailarem ritmados, plásticos e ágeis, fruto duma tenra idade e de um treino muito regular.
Garanto-vos que foi bonito de se ver. Garanto-vos que aquele começo de aula deixou esta professora de sorriso rasgado de orelha a orelha. E deixou-os a eles do mesmo modo.
Depois foi só dirigirmo-nos para a Nossa Sala de História e deixar acontecer a aula... de História... em Movimento, claro! Sempre em Movimento. Porque parar é morrer... e já nos bastará quando a coisa for inevitável... rsssssss...

Obrigada, Alunos Meus! Por enriquecerem os meus dias.

Nota - Sim, hoje retornamos à escolinha...

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.