domingo, 11 de janeiro de 2015

Sequilhos

Sequilhos - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Sequilhos

Tal como ontem, hoje é dia de conjugação do verbo sequilhar, aquele que deriva duma iguaria que, na minha infância, apenas se fabricava por aqui em dia de S. Gonçalo. Mudam-se os tempos, adaptam-se as tradições e, nos dias que correm, já é possível encontrar esta especificidade amarantina mais ou menos durante todos o ano por aqui pela minha cidade. Mas, confesso, a conjugação do verbo sequilhar nunca é tão saborosa como nestes dias em que evocamos o santo... ok, beato S. Gonçalo!
Confesso, sequilhei-me ontem, toda todinha, voltei a sequilhar-me hoje, toda todinha... sem pinga de receio porque estas iguarias nunca farão mal aos autóctones... eheheh...

Conjuguemos, pois, o verbo sequilhar. É assim:

Eu sequilho-me todo/toda
Tu sequilhas-te todo/toda
Ele/Ela sequilha-se todo/toda
Nós sequilhámo-nos todos/todas
Vós sequilhais-vos todos/todas
Eles/Elas sequilham-se todos/todas

E assim estamos/vamos... por aqui...

Nota - Estes sequilhos são da Doçaria Mário.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.