Auto-Retrato em Trabalho - Les Eysies-de-Tayac - França
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
Volta e meia vou sendo informada de práticas profissionais que não me agradam, que eu não subscrevo e com as quais não me identifico nem de longe... nem de perto!, envolvendo um trabalho que é unicamente meu e que está à distância de um clique, porque partilhado na NET, principalmente aqui e aqui, mas também aqui, aqui, aqui... e nem vos maço mais sob pena de vos cansar. Este trabalho não pertence ao meu departamento, não é do meu grupo, não é de mais nenhum professor, esteja eu em que escola estiver. E isto apenas porque é meu, é da minha exclusiva autoria e lavra e, como podem calcular... ok, há gente que nem consegue calcular a trabalheira que isto me continua a dar!... este trabalho "roubou-me", "rouba-me" e continuará a "roubar-me" muitas e muitas horas de trabalho muito solitário, mas igualmente de trabalho muito prazenteiro já que eu sou, em trabalho, uma formiguinha/cigarrinha como podem verificar em artigo antigo, saído no blogue do DN e que pode ser lido aqui.
Não é a primeira vez que escrevo sobre esta falta de respeito perante o trabalho dos outros, sobre esta moinice, sobre esta prática nada decente docente moina do uso e abuso que se faz sobre material alheio, desta apropriação indevida de materiais pedagógicos mastigados por dentaduras estranhas que mastigam tudo como se faz a uma chiclete... mastiga deita fora se demora... como se fosse coisa nossa, resultante do nosso suor, mas sem o ser!
Já aqui referi, um dia que já lá vai, um caldo que se entornou em plena sala de aula com uma aluna recém chegada à minha sala de aula a virar-se para mim e a dizer-me "Que engraçado! A professora usa os PowerPoints da professora... !" ... pois como disse?!!! Como disse?!!!
Volta e meia também entram em contacto comigo, via net, alunos deste país que me vão informando de práticas muito pouco respeitadoras e que apontam para apropriações indevidas do meu trabalho. Sim, há quem tenha a distinta lata de usar e abusar dele, projectando os meus PowerPoints em contexto de sala de aula como se eles fossem sua propriedade, esquecendo-se que se o meu trabalho está à distância de um clique, para eles ou para elas, também o está para os alunos que chegam lá, às minhas casas virtuais, em três tempos e, espanto!, lá onde não faltam avisos sobre a autoria do meu trabalho e pedidos como este:
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons
Pode ser utilizado, mas não pode ser alterado. Se o utilizar, por favor, dê os créditos a quem de direito. Não pratique o plágio.
Se quiser esclarecer qualquer dúvida encontra-me em anabelapmatias@gmail.com
Ou:
Declaro que permito a utilização de todas as fotografias publicadas neste blogue, para os fins que entenderem, desde que ligados à Educação e desde que não omitam a autoria do trabalho.
O seu a seu dono.
Anabela Magalhães
O seu a seu dono.
Anabela Magalhães
ou:
Todo o trabalho partilhado neste blogue pode ser visionado, consultado e utilizado, mas, por favor, não apague os créditos de um trabalho que é meu. E não plagie. O plágio é uma prática muito feia. Se entender contactar-me o meu e-mail é anabelapmatias@gmail.com
ou ainda:
Todo o trabalho constante nesta página pode ser visionado, consultado e utilizado desde que não omitam a sua autoria
Moral da história - E peço eu por favor para respeitarem o meu trabalho! Precisarão os moinas e as moinas que eu espalhe estas informações em esquemas muito simplificados?
Se isto é uma vergonha? É, é! Mas não é minha.
Se isto é uma vergonha? É, é! Mas não é minha.
Sem comentários:
Enviar um comentário