sábado, 5 de outubro de 2019

5 de Outubro - Dia do Professor


Sombras - Auto-Retrato - Le Mans - França
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

5 de Outubro - Dia do Professor

Hoje recupero um texto escrito neste blogue no ano de 2009 mas que se mantém completamente actual.
Aqui vai!
A fotografia que agora divulgo é de uma série que fiz no belíssimo e surpreendente centro histórico de Le Mans. Os candeeiros, espalhados aqui e ali, projectavam figuras estranhas no chão empedrado das ruas para divertimento de miúdos e graúdos. Eram dragões, serpentes, figuras fantasmagóricas diversas e silhuetas acriançadas, quiçá de duendes, que corriam por ali fora sem nunca se deixarem apanhar.
Usei uma delas no post Ser Professor é... porque retrata a magia de Ser Professor.
Porque Ser Professor é ser um sedutor capaz de seduzir este e aquele e aqueloutro também, hora após hora, dia após dia, ano após ano, numa actividade sempre renovada. Porque Ser Professor é ser um divulgador/partilhador de assuntos inesperados, interessantes, entusiasmantes, capaz de deixar olhitos a brilhar de atenção perante as matérias diversas, simples, complexas. Porque Ser Professor é ser todo ouvidos e olhos e Escutar e olhar e, acima de tudo, Ver. Porque Ser Professor é ser capaz de desatar nós atados, ou laços, ou lacinhos, próprios, e de ajudar a desatar tudo isto em terceiros. Porque Ser Professor é ser capaz de agarrar touros pelos cornos, ou dragões, serpentes e seres fantasmagóricos por onde der para agarrar e reconduzir tudo ao seu respectivo lugar. Porque Ser Professor é ser orientador, ser figura tutelar, que está presente sem espartilhar. Porque Ser Professor é ser estimulador do risco do voo até na escuridão.
Por isso escolhi o meu auto-retrato sobre o empedrado duma rua de Le Mans e agora escolho um outro da mesma série. A primeira sombra é a minha, a outra, de criança ladina que se afasta correndo, representa os alunos.
São os nossos alunos... os Mários, os Pis, as Marias, as Anas, as Tânias, os Ruis, os Ricardos, os Pedros, os Zés, as Martas, as Catarinas, as Saras, os Brunos... xiiiiiiiiiii... já foram tantos!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.