quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Falta de Professores nas Escolas


Falta de Professores nas Escolas

Não sei qual é a admiração perante a cada vez maior falta de professores nas escolas portuguesas. Garanto-vos que os professores, pelo menos os minimamente atentos, já deram conta desta situação há muito, e muitos já opinaram e alertaram para ela, também por escrito.
Eu própria já escrevi sobre isto garantindo que o caso vai piorar se não forem encontradas soluções perante uma carreira que diz que é carreira mas que na prática serve para os políticos fazerem dela tábua rasa, para fazerem dela o que lhes dá na real gana, enfim, para fazerem dela um gigantesco pote colectivo onde eles metem a mão sempre que é necessário desviar fundos para outros sectores que, por certo, serão para si próprios mais apelativos.
Assim, congelam, roubam, amesquinham, pressionam, humilham, esgotam, exploram... e o mais que eu nem estou para escrever, criando entre os professores um sentimento cada vez mais generalizado de desalento, exaustão, decepção, frustração, esgotamento.
Na primeira oportunidade... debandaremos muitos. E a profissão está tão mas tão apelativa, ganha-se tão mas tão bem... que não teremos professores que nos substituam  e não tarda nada.
Faltam neste momento cerca de 2 mil professores nas escolas portuguesas. Os casos mais graves de momento são Informática, Geografia e Inglês... mas deixem passar mais uma legislatura, senhores políticos, e continuem a malhar forte e feio no sector da Educação que terão a paga não tarda nada.
O mais triste é que quem se lixa, no final, no finalzinho mesmo, serão os cidadãos de amanhã e o país com eles.

Falta de professores e alunos sem solução. O que está a acontecer nas escolas?

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.