segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Escola - Erasmus +

Erasmus+ - Escola Básica de Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Escola - Erasmus +

Chegaram a Amarante na sexta-feira, chagaram no sábado, chegaram no Domingo e chegaram hoje, pela manhã, à nossa Escola Básica de Amarante onde foram recebidos, como não podia deixar de ser, ao som dos nossos típicos bombos que rufaram a bom rufar pela mão dos nossos alunos que fazem parte do grupo de Zés Pereiras da Escola. São alunos e professores de Itália, da Macedónia, da Roménia e da Espanha que andarão por cá durante toda esta semana e que connosco partilharão experiências e saberes e nós com eles.
No ano lectivo anterior, um grupo de alunos e professores do meu agrupamento, deslocou-se à Roménia, e integrou, lá, um grupo mais vasto de alunos e professores das referidas nacionalidades. Pois agora tocou-nos a vez de sermos os anfitriões.
E como nós recebemos bem! Os nossos/meus queridos alunos do sétimo ano deram um show na percussão... até já estão contratados para a próxima Festa Amarantina!,  os alunos e alunas de dança fizeram exactamente o mesmo... sim, nós temos ensino articulado de música e de dança, e as cerimónias/actividades prosseguiram e entraram pela tarde fora com os vários grupos a terem que cozinhar uns pratos bem apetitosos enquanto na cantina as línguas faladas iam do português ao inglês, e passando pelo italiano, espanhol, romeno, macedónio.

Hoje dou também os parabéns a todos os que de alguma maneira contribuíram para pôr este projecto de pé sem esquecer a alma deste projecto que anda permanentemente a desafiar-nos e a inquietar-nos, Ana Baptista de seu nome.
E fico a pensar... o ministério da educação de Portugal não merece esta estirpe de Professores que eu só posso escrever com letra maiúscula. Já os nossos alunos... bem, os Nossos Alunos merecem tudo. E são eles que nos seguram... eles e o facto de exercermos exactamente a profissão que escolhemos para nós.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.