sábado, 26 de setembro de 2020

A Escola nos Inícios do Século XX

 


A Escola nos Inícios do Século XX

Antes do SARS-CoV2, a maioria das pessoas provavelmente pensaria que jamais em toda a sua vida viveria sob o pesadelo/jugo de uma pandemia. Não é o meu caso. De História, a cada passo me interrogava e interrogava os meus em voz alta "E se um dia nos acontece algo agressivo e descontrolado como já nos aconteceu no passado...?

Guardo na minha memória procedimentos de higienização muito cuidadosa perante a propagação da cólera e lembro-me bem dos anúncios que passavam na televisão sobre as gotas de lixívia a juntar à água sempre que se lavavam os vegetais e fruta e de procedimentos que também passavam pela água que se devia ferver... mas uma pandemia com estas características... de facto ainda não tinha experienciado.

Perante os negacionistas a avançarem de forma absurda, relembro outros tempos de tuberculose e de gripe espanhola, esta última de que só me recordo de ouvir falar os meus avós, principalmente os paternos.

E já então o "segredo" estava no arejamento dos locais, no distanciamento social, no uso de máscara, pois então!

As escolas ao ar livre de 100 anos atrás que podem inspirar volta às aulas na pandemia

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.