sábado, 19 de setembro de 2020

Portefólios Digitais - História



Portefólios Digitais - História

Não sei há quantos anos exijo aos meus alunos a construção de Portefólios de História que me ajudam a avaliar os seus particulares percursos, enquanto "residentes" nas minhas salas de aula e enquanto meus alunos. Por certo há mais de uma década... quero que eles evoluam e cresçam com o máximo de autonomia possível, sempre sob minha orientação, bem entendido!

Certo, certo é que estes portefólios começaram por ser físicos e, um belo ano, passaram a digitais, com naturais e óbvios ganhos no alívio das mochilas deles e, consequentemente, nas suas costas e no acrescento do entusiasmo com que inúmeros alunos se lançam nesta empreitada que, não sendo fácil, amiúde os deixa cheios de orgulho pelo trabalho final conseguido e, confesso, me deixa igualmente orgulhosa do trabalho que com eles faço.

É o caso do aluno do 7.º ano de escolaridade, meu aluno que ainda mal conheço... será?, cujo portefólio hoje tenho o prazer de partilhar aqui com os meus leitores.

Ainda ontem, em sala de aula, lhes disse que durante este semestre de existência da disciplina de História iriam realizar um portefólio digital na APP Adobe Spark, ainda ontem lhes expliquei o que era e o que não era um portefólio - ver aqui -, ainda nem lhes expliquei e exemplifiquei como o fazer de facto, abrindo a aplicação na sala de aula, projectando e partilhando dicas e informações que lhes serão úteis e eis que pela calada da noite me chega já o primeiro, com pedido anexo de vistoria.

Confesso que esta partilha me apaziguou um pouco este início de ano tão atípico e me deixou de sorriso de orelha a orelha, bem visível porque sem máscara.

Muitos parabéns pelo trabalho desenvolvido, Aluno Meu! A nossa parceria está agora contratualizada para três anos, ok? Pelo caminho, vais-me ajudar a ajudar os teus colegas que de nós precisarem, certo?

E eis já começamos nesta entreajuda que só nos pode deixar pessoas melhores e mais felizes... certo?

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.