sábado, 5 de setembro de 2020

Ser (Ou Não) Desagradável

Auto-Retratos - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Ser (Ou Não) Desagradável

O texto que se segue é do Paulo Guinote. Mas podia ser meu. Neste início de ano lectivo "very" atípico, e depois da formulação do desejo de bom ano lectivo para todos, é mesmo isto que tenho para dizer. De forma escrita que é para eu não me esquecer de nada.

"Depende das perspectivas. Há situações em que ser-se desagradável é a única forma de fazer entender que certos comportamentos e atitudes não podem passar em claro. Há quem não goste. Em especial quando isso é mais do que justo. E tanto mais quanto maiores forem as responsabilidades (e os disparates ou mesmo flagrantes más práticas) de quem não merece que se dê a outra face ou se sorria para ver se tudo fica em claro. Não faz o meu género; prefiro ser tido como desagradável do que como complacente ou cúmplice. Até porque não acredito muito na justiça divina no Além, Aquilo já deve estar tão povoado que até quem seja omnisciente e omnipresente terá dificuldades em detectar tod@s as sacaninhas que lá dão entrada. Pelo que é muito importante que se comece a fazer o trabalho logo pelo Aquém."

Paulo Guinote


2 comentários:

EMD disse...

O Paulo, como sempre, na mouche.
Bom Ano!
beijocas com saudades

Anabela Magalhães disse...

Bom ano, Elsa Duarte!!!
Beijo enorme com muitas saudades tuas! Um dia destes temos de conversar para colocar em dia a conversa...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.