domingo, 6 de setembro de 2020

Ricardo Pereira

 


Ricardo Pereira

Arregaça as mangas e mete pés ao caminho tentando tornar a condição de professor contratado um pouquinho mais digna já que se constata que os políticos, eleitos para nos representarem, cuidam frequentemente de interesses muito divergentes dos interesses da restante população, professores incluídos.

Admiro-o e tenho por ele muita estima, mesmo se não o conheço pessoalmente. Acompanhei de perto a sua última luta, por vezes quase desesperada, para conseguir umas míseras quatro mil e tal assinaturas num universo de mais de cem mil professores e quero aqui deixar referido que nunca, por mais anos que viva, conseguirei compreender e aceitar a apatia de uma classe profissional que devia ser farol intelectual e que devia ser especialmente activa, atenta, crítica, interveniente, informada, solidária, lutadora... pois ajuda a formar as novas gerações de portugueses que deveriam ser tudo menos gente acomodada, demitida, alheada. 

O Ricardo Pereira já entrou há muito na categoria de Professores Muito Especiais que eu fui construindo aos longo dos anos nesta minha actividade de blogger e hoje faço questão de lhe tirar o meu chapéu, com uma enorme vénia, por ver que ele conseguiu atingir os objectivos impostos pelas leis deste país e que irá lutar por uma acusa que é dele, que é dos professores contratados e que é de todos nós, professores dos quadros e mesmo de gente comum que nada tem a ver com a profissão, pela elementar justiça que se impõe recuperar para os mais desprotegidos e vergonhosamente explorados pelo Ministério da Educação que faz deles, literalmente, carne para canhão.

Grata pelo teu magnífico exemplo, Ricardo Pereira

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.