terça-feira, 22 de setembro de 2020

Partilha - Classroom Direcção de Turma em Tempos de Pandemia


Partilha - Classroom Direcção de Turma em Tempos de Pandemia

Com regras apertadas, e bem!, na minha Escola, para atendimento presencial dos Encarregados de Educação - só em casos excepcionais, só com marcação prévia e nunca mais do que dois, um de cada vez, por tempo de atendimento - lembrei-me, logo no início do ano lectivo, mesmo antes da reunião geral com os encarregados de educação que foi presencial, de abrir uma classroom que ficasse reservada para os assuntos da minha direcção de turma e que pudesse simplificar procedimentos e agilizar as informações e o esclarecimento de dúvidas que, nos dias que correm, vão ser mais do que muitas. 

Um dos maiores problemas que senti durante o confinamento acontecido no ano anterior foi mesmo gerir a minha DT, o contacto estreito que tive de manter com os encarregados de educação e perdi as contas a telefonemas feitos do meu telemóvel, a atendimentos de pais que precisavam de me informar disto e daquilo, de se informar disto e daquilo e perdi também a conta a e-mails gerais que enviei e a e-mails particulares que também enviei e que deles recebi também.

Este trabalho foi árduo, visando que nenhum aluno da minha DT desaparecesse do meu radar e, consequentemente, do radar de todos os professores que compunham o meu conselho de turma sobre a qual mantenho, este ano, a responsabilidade. 

É verdade que o consegui e não tive nenhum aluno que se tivesse esfumado no nevoeiro que sobre nós se abateu mas confesso que foi à custa de muito e muito trabalho e de muita energia despendida só para atender a este aspecto do meu trabalho enquanto professora.

Sendo que este é o ano de alterar procedimentos e de pensar de que modo posso agilizar tudo isto poupando-me sem perder eficácia, lancei a ideia da classroom durante a reunião que foi de imediato acolhida por alguns... enquanto outros se encolhiam um pouco receosos por certo por poderem não estar à altura destas tecnologias.

Disse-lhes qualquer coisa como: - Será uma aprendizagem para todos nós. Vocês continuam a ter o número do meu telemóvel e o meu endereço de e-mail. Ficareis mais aptos também a acompanhar os vossos filhos/educandos, se tivermos de confinar de novo, através desta plataforma que é muito muito fácil de acompanhar e de gerir.

E assim foi. Já os tenho quase quase todos comigo.

E foi das melhores decisões que tomei.

Nota - Eu sou ágil na Classroom. E já a usava com os meus alunos antes da pandemia. A mim facilita-me, e muito!, o trabalho.


Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.