quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Barbárie



Barbárie

"Irão suspende lapidação de Sakineh Mohammadi-Ashtiani"

É um caso que está a provocar muita celeuma, paixões e levantamentos de protestos a nível mundial. Entendo-o bem. Nas nossas sociedades ocidentais actuais, tal barbárie seria completamente impossível legislar com tal crueldade. Com efeito, não é admissível que o Estado, seja ele qual for, se arrogue no direito de se imiscuir desta forma em aspectos do foro íntimo e privado das pessoas, homens ou mulheres. E também não é admissível, para mim, pactuar com a barbárie, com a crueldade de uma pena verdadeiramente obscena e arrepiante.

Aqui deixo o link da Amnistia Internacional sobre este "caso". Clique. Apoie a causa dos direitos Humanos mais do que elementares.

8 comentários:

Contra.facção disse...

Anabela
Não estranhas que só se fale da pena de morte desta senhora, no Irão e se esqueçam as centenas e milhares de condenados e mortos, na China e sobretudo nos Estados Unidos?
A Amnistia Internacional tem critérios diferenciados, baseados em quê?
Eu sei que os "crimes" são diferentes, mas a morte é sempre igual.

Anabela Magalhães disse...

Estranho e sei que há jogadas políticas de bastidores. Também não vês os americanos muito importados com o que se passa na Arábia Saudita, outra aberração... só que aliada!
O que não invalida que se lute por esta causa - contra a lapidação, marchar, marchar!

www.angeloochoa.net disse...

Anabela, corroborando Miguel Loureiro, oferece-se-me somente dizer que, ainda agora num noticiário televisivo ouço de um tal governo de Florida (USA) mandar queimar o Alcorão. Não podemos nunca ter dois pesos e duas medidas, uns e umas para outros e outros e outras para nós. A justiça começa na casa de cada um. Não te parece, Amiga?

Anabela Magalhães disse...

Com a devida vénia, Ângelo, as duas situações não são comparáveis. A queima do Corão é "apenas" estupidez e burrice de quem não tem nem um dedo de testa.
Quanto à lapidação... nem sei o que diga... até fico arrepiada só de pensar...
De resto, concordo plenamente... tudo deve começar em casa...
Bj

Contra.facção disse...

Anabela
Eu próprio já há tempos e fui dos primeiros a opor-me a esta sentença, no blogue do Rotary, mas matar é matar, lá, nos EUA, ou onde quer que seja. Eu sou contra a pena de morte, em qualquer situação e a Amnistia Internacional, devia denunciar os casos dos EUA e os erros cometidos:
Se quiseres visitar-me, sobre a enormidade, vai a:

http://contra-faccao.blogspot.com/2010/09/nem-sao-os-primeiros-nem-serao-os.html

e quantos mais...

Anabela Magalhães disse...

Subscrevo as tuas alavras, Miguel, pena de morte é sempre pena de morte, errada só por si, do meu ponto de vista. Sou contra e ponto final. Mas para além disto há nuances de crueldade e estas chocam-me particularmente. Ok. Todas me chocam... mas esta...

www.angeloochoa.net disse...

Anabela,

evidentemente que condeno, como qualquer que humano for condena -- como já o Cristo condenou -- a «lapidação...»

Observarei no entanto amigamente para ti que queimar Corão é igualzinha forma do fanatismo fundamentalista, contra o qual há que termos coragem de lutar, seja em que parte do mundo for, como sei aliás que é luta tua (e do Miguel).

Bjnh.

Ochoa

www.angeloochoa.net disse...

E mais, Anabela, querida amiga, ao que me apercebo de teu post, os dignatários «juizes» do Irão andam em vias de reconsiderar face ao universal movimento de protesto ante tal horrenda forma de barbárie.

Quanto ao «pastor» evangélico de Florida ouvi depois que só reconsidera da queima de 100 livros do corão em fogueira se de Deus receber «ordem directa» -- inclemencias deste mundo «nosso» amiga.

Mais beijinhos para ti Anabela das verdadeiras lutas!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.