quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Escola


Auto-Retrato - Escola E. B. 2/3 de Amarante - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Escola

Hoje foi dia de reunião geral e dia de reunião geral é sempre dia de beijinhos, abraços apertadinhos, carícias, piadas, gargalhadas por entre as novidades de férias e já de trabalho também.
A vida da Escola renova-se, ano após ano, com os novos colegas que chegam, este ano poucos, e dentro de dias será tempo de acolher os alunos, dedicando um especial cuidado aos alunos que frequentarão o 5º ano de escolaridade, este ano pela primeira vez naquela escola "tão grande"...
A Escola também se renova na filosofia seguida por detrás dos bastidores. Antes uma escola fechada hermeticamente sobre si própria, quase completamente dissociada e alheada da comunidade onde se encontrava "inserida", sendo que este inserida era mais "pousada", pousada ali como poderia estar pousada acoli.
A Escola de hoje não subsistirá saudavelmente seguindo este paradigma, desajustado à realidade actual. Integrada numa sociedade em que a comunicação nunca foi tão célere, em que se dá um espirro na China e se sabe aqui, com todas as vantagens e desvantagens que isso acarreta, a Escola deve agora abrir-se ao exterior e comunicar com ele através das ferramentas de que dispõe/dispomos.
Eu, confesso, sinto-me confortável nesta atitude que já adoptei como minha faz anos, e que já me trouxe alguns dissabores, bem sei, mas cujos resultados positivos ultrapassam de longe os negativos.
Com a abertura da Escola ao exterior acontecerá o mesmo, por certo, mas não há que ter medo de avançar e quem ainda não percepcionou este rumo inevitável não percebeu nadinha do tempo em que todos vivemos e que é agora o nosso.
Não podemos recusar o progresso, sob pena de nos tornarmos... uns fósseis?

Nota - Propositadamente acompanho este post com a fotografia do cartaz que nos acompanhou o dia da reunião geral durante a qual nos despedimos da Escola e lhe dissemos um até já.
Continuamos a precisar de Saúde, de Paz e de Descanso, sempre, para que possamos trabalhar com afinco e daqui apelo à tutela para que nos conceda um ano assim, na medida do possível.
E do impossível também, que nós já merecemos!

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.