sábado, 11 de dezembro de 2010

A Propósito das Permutas

A Propósito das Permutas

Um dia destes o Ramiro Marques escreveu no seu Profblog um post sobre permutas, considerando-as uma das poucas heranças positivas deixadas por Maria de Lurdes Rodrigues.
Concordo em absoluto com o Ramiro, nesta questão, e deixei-o por lá escrito em comentário que pode ser lido aqui.
Convém esclarecer que permutar não é substituir e que ambas as realidades se devem à antiga ministra mas são realidades absolutamente distintas.
A permuta é o que me permite faltar sem colocar em risco as aulas dos meus alunos, porque previamente assegurei com um colega aqueles tempos por troca, sendo que terei sempre de o compensar pois trata-se verdadeiramente de troca/permuta de aulas.
Para os alunos é incomparavelmente melhor porque não ficam com qualquer aula por leccionar, para os professores é igualmente bom porque tratam do que têm de tratar sem que tenham as respectivas faltas pois, na realidade, não houve lugar a elas.
Confesso que não tenho pedido permutas a ninguém. Confesso que não tenho precisado. Mas já fiz várias e farei todas as que forem necessárias e estiverem ao meu alcance mesmo que para isso dê cabo de uma manhã ou de uma tarde previamente estipuladas para muitas outras coisas.
Porque um dia posso ser eu a precisar e também vou querer quem me ajude e porque os últimos a serem prejudicados deverão ser sempre os alunos.
Por isso não entendo como se pode escrever isto:
"As permutas foram umas das misérias do legado de MLR. Promove o desleixo e a responsabilidade, o facilitismo, a desorganização, a desresponsabilização, a imoralidade e a total falta de vergonha.
Tenho colegas que gostam muito de permutas, que é para irem para casa mais cedo, ou então para terem um fim-de-semana mais alargado para andarem a dar a perna nas compras, cafés e etc."
Assinado João Carlos Narciso

Mesmo que as permutas sejam feitas por motivos frívolos, a verdade é que a permuta evita a falta dentro de uma sala de aula a uma data de miúdos.
Não foi bem pensado? Foi, foi! Do meu ponto de vista, claro!

2 comentários:

laura Marques disse...

Compreendo a tua surpresa perante o comentário, pois concordo contigo. A permuta permite que ninguém fique penalizado. Além disso, e tendo em conta a realidade da esa, as permutas realizadas são sempre feitas por motivos de força maior; são sempre devidamente justificadas...

Xi coração

Anabela Magalhães disse...

Não é espantoso, Laurita? Quase incompreensível que um professor escreva sobre as permutas o que o João escreveu.
Não suporto a MLR. Zurzi e zurzo contra ela. Mas isso não quer dizer que ela me tolha o raciocínio...
Fico contente por ver que ela também não tolhe o teu... só nos faltaria mais essa!
Beijocas, Linda!
Esta semana achas que dá para o café?

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.