segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Quem Tem Amigos Tem Tudo


Saco-Abrigo de Portefólios - Amarante - Portugal

Quem Tem Amigos Tem Tudo

A imagem digitalizada, que agora partilho com os meus leitores, é de parte de uma prenda dada e recebida com doses enormescas de carinho porque trocada entre uma pessoa muito especial, Maria Adelaide de seu nome, e a minha pessoa. Fui avisada de que a iria receber pela autora da dádiva - Olha, Anabela, estou cansada de te ver anos a fio a carregar portefólios de casa para a Escola e da Escola para casa. Tenho um saco lá em casa que é mesmo bom para ti e é mesmo a tua cara, que trouxe da Feira Medieval de Santa Maria da Feira, forte e resistente com duas asas de madeira... vou trazer-to.
E assim foi. A Adelaide trouxe-mo e ofereceu-mo, algures por meados do primeiro período. É um saco em sarapilheira, muito forte e resistente com o símbolo do castelo e a identificação da cidade gravado a azul, a um canto e ao fundo, de forma discreta, não perturbadora da harmonia do conjunto.
A descrição que acabo de fazer do saco/oferta cabe por inteiro na pessoa que mo ofereceu. Sólida,forte, resistente, presente, discreta, acolhedora, generosa, capaz de albergar muitos portefólios e transportadoras de portefólios nos seus braços maternais sempre abertos para acolher mais umas quantas almas sofredoras lá pela escolinha. Para além destas qualidades, a Maria Adelaide cultiva ainda valores tão importantes como a honestidade, a verticalidade, a justiça, o trabalho sem fim, os alunos como prioridade máxima, a solidariedade, a partilha.
A Maria Adelaide já pediu a reforma. Sei, pelos anos que já levo de trabalho, em escolas múltiplas e variadas, que há professores(as) que entram e saem das escolas sem que a Escola dê pela sua presença e pela sua falta. Sei que com esta Senhora, Maria Adelaide, de seu nome, vai ser exactamente o contrário porque vai fazer uma falta imensa lá pela escolinha e só não deixará um buraco porque deixará um buracão, aberto na sua alma.
Lamento que te vás, Maria Adelaide.
E confesso-me egoísta. Queria conservar-te junto a mim nos anos difíceis que se avizinham.

10 comentários:

Raul Martins disse...

Um saco-abrigo de portefólios que se transformou num saco-abrigo de amizade e louvor de alguém -e se é a Anabela que o diz é por assim é - que dedicou toda uma vida, com carinho e simplicidade á bela tarefa que é a educação.
.
Obrigado pela partilha.

Anabela Magalhães disse...

Raul, presumo que não saibas, mas a Maria Adelaide é exactamente do teu grupo de docência. Já é a segunda de que falo neste blogue, depois de rasgados elogios tecidos à Maria Eulália Macedo, igualmente de Moral.
Quanto à Adelaide, muito ficou por dizer... os seus olhares cúmplices, os seus sorrisos generosos, até os seus ralhetes na hora certa... deixará um vazio atrás de si, não tenho dúvidas.

Mas que bom ver-te por aqui...
Beijinhos e xi-coração...

Raul Martins disse...

Não sabia, Anabela. E se é da minha área é boa "cepa".
.
E há que elogiar aqueles que fazem um bom trabalho.
.
Sorriso-abraço-beijo-aternuração.

Anabela Magalhães disse...

Haverias de gostar muito dela, Raul. Tem um sorriso igualzinho ao teu.
Beijinhos com saudades...

jose disse...

Olá Anabela.
Concordo contigo. A Lai, como carinhosamente nós a tratamos vai deixar muitas saudades.
O lugar dela está tão alto, que a pessoa que o vier ocupar vai ter um grande desafio pela frente, pois não vai sr fácil substitui-la.
Utilizando um examplo futebolístico, é como um treinador ir substituir o Mourinho para onde quer que seja.
Claro que estamos a falar numa dimensão diferente, onde primam os valores e a verticalidade, que no futebol deixam muito a desejar.
Para a Lai, desejo muita felicidade numa aposentação mais que merecida.
Eu e tu, ainda temos muito caminho para percorrer e muitos meninos para "educar".
Um grande beijinho para ti.
Que entres em 2011 cheia de alegria e boa disposição.
Sempre ao dispor,
Serafim Files

Anabela Magalhães disse...

Lamento que a Lai tenha sido empurrada para uma reforma precoce que ela não desejou, mas que o nosso desgoverno impôs. Como ela, muitos e muitas neste país absurdo, que eu entendo cada vez menos e com o qual me identifico cada vez menos também.
Quanto à Lai, nem quero perspectivar uma Escola sem Ela.
Beijinhos, Files, quanto a nós só nos resta continuar...
Hoje deixei algumas das minhas amigas perplexas, quando afirmei que pediria a reforma agora mesmo para deixar o país... o país insuportável... o fardo...
Fica bem votos de excelente ano, se eles nos deixarem...

Sandra Oliveira disse...

Olá, Anabela...

O tempo que passei tanto contigo como com a Adelaide (carinhosamente Lai), foi de apenas alguns meses, mas senti que cresci como pessoa e como professora com a vossa imagem como exemplo...

De facto muito se pode dizer sobre a Adelaide, que fico mesmo sem palavras...

São pessoas como tu, a Adelaide e mais uma ou duas que conheci na E.B 2,3 de Amarante que fazem com que professores(as) como eu em início de carreira cresçam por dentro e tenham algum ânimo nesta carreira nada direita!!!

Por isso aproveito aqui para agradecer todo o carinho que sinto, e todos os momentos que com alegria participei nas vossas vidas... e de facto quem tem um amigo tem tudo...

Muitos beijinhos com saudade
Sandra Oliveira (de Matemática)

Anabela Magalhães disse...

Olá Sandra!
Mas que enorme gosto ter-te aqui!
Em primeiro lugar quero fazer uma ressalva - eu ainda estou a anos luz da sabedoria da Adelaide, minha inspiração profissional desde que a conheci, aquando da minha passagem, feliz, pela EB 2/3 de Amarante.
Se recordas a tua passagem pela EB com tanto carinho, garanto-te que também nós te recordamos com muito carinho e saudade. Tivemos pena que não permanecesses entre nós... espero que pelo menos estejas melhor, numa Escola igualmente acolhedora e mais pertinho de tua casa.
Fica muito bem, Linda! Desejo-te tudo de bom para o próximo ano que se avizinha.
Beijinhos e xi-coração apertadinho... com saudades...

Maria Adelaide disse...

Pois é, querida Anabela!!! Seis meses depois, eis-me a sublinhar e a "gritar" que é tão fácil tecer LAÇOS e cumplicidades! Pode ser um saco de serapilheira, uma orquídea roubada dos próprios vasos, um "nariz torcido" à roupa negra, uma mão nas costas a lembrar que é preciso cuidar da verticalidade, um café saboreado entre risos e desabafos, um olhar de alento, um saber ouvir sem ajuizar.... TANTO!!! TANTO!!! Porque não aproveitamos até ao tutano?!!! Fica a minha promessa de aprender a tirar o SABOR do que é realmente significativo e revitalizador na vida!

Anabela Magalhães disse...

A Escola ressente-se da tua falta, Lai! E não é a mesma sem ti! Sabes bem como eu a amava, não sabes?
Não amo mais. Gostaria de poder seguir-te os passos para bem longe dela... sorry...
Beijinhos

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.