terça-feira, 10 de maio de 2011

Memórias a Propósito de Uma Roseira




Memórias- Serra da Aboboreira - Amarante

Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Memórias a Propósito de Uma Roseira Singela


Hoje embarquei para a Barca. O dia estava de sol radioso, as saudades da terra já eram muitas... vai daí ausentei-me da civilização, fui para a serra e embrenhei-me na Natureza.

À chegada vi-a, à roseira linda e viçosa, coberta de pequenas flores brancas com uma mistura de rosa muito suave e delicado. A minha roseira tem uma história e tanto!

Neta da roseira que me recebia no portão da entrada da Escola Secundária do Marco de Canaveses, dedico-lhe um carinho muito especial.

A Secundária do Marco foi, durante vários anos, a escola por onde eu mais gostei de passar e a que me deixou mais saudades. O edifício era, à época, algures nos anos 90, uma velharia já inacreditável e com condições de conforto tão especiais que jamais quem por lá passou as esqueceu. A Escola não tinha aquecimento de qualquer tipo nas salas de aula porque, ao que me diziam entre gargalhadas de gozo, estava implantada no que foi determinado ser Zona Quente, que ia até não sei quantos quilómetros para o interior a contar da linha de costa. Esta regra, estúpida, engendrada por certo por um burrocrata em Lisboa, fazia com que todos nós, em dias de mais frio, déssemos as aulas de luvas, casacos compridos, mantas, gorros e o que mais fosse preciso para que não nos transformássemos em cubinhos de gelo, os desgraçados dos alunos, cubos de gelo nós. Ao nível das condições de trabalho esta Escola era tão, mas tão especial que, um dia, numa aula nocturna, precisada de projectar uns acetatos todos catitas, andei às voltas na sala e cadê uma tomada? Viste-a? Pois nem eu! Nem eu, nem os alunos!

Nem uma?! Pois. Nem uma!

Apesar desta notória falta de condições, apesar do edifício ser feio como o raio que o parta, a verdade é que a Escola era habitada por muita gente que ficou guardada no meu coração, desde alunos, funcionários, professores, alguns com que mantenho ainda hoje contacto muito regular, outros que vejo de quando em vez, outros encontro-os, ferrinhos, nas manifs de profs lá para os lados de Lisboa, outros reencontrei-os através do Facebook... que o Facebook tem destas coisas e é a coisinha mais útil quando se procura gente perdida algures lá atrás no tempo.

Para além da qualidade humana que por lá encontrei, havia ainda a roseira da entrada. E que roseira!... pujante, enormesca, quando floria ficava carregada de minúsculas rosinhas brancas raiadas de um rosa desmaiado que cobria literalmente a entrada e que me dava as boas vindas sempre que eu chegava à Escola, a partir do mês de Abril...

Um dia cheguei à escola e, sem mais nem para quê, roseira de grilo, cortada junto à raiz. Confesso que foi um choque, o maior que tive enquanto por lá habitei. Desconheço a autoria do atentado ambiental, nunca quis saber, tão chocada fiquei com a coisa.

Felizmente salvei-a do esquecimento para sempre, da morte sem descendência, ao trazer uns galhos que dei a um amigo. Ora esse amigo, uns anos mais tarde, deu-me uns galhitos da roseira trepadeira para a Barca.

Por isso esta é a Neta da Roseira da Escola Secundária do Marco de Canaveses. Hoje, ao olhar para ela, recebendo-me de braços abertos toda florida, lembrei-me de tantos que igualmente me receberam na Escola, de braços abertos perfumados de roseira... e lembrei-me daqueles que já não estão entre nós... que saudades das noites hilariantes... dos dias que se escoavam felizes...

4 comentários:

Reverendo Bonifácio disse...

Este tipo de roseira de singelo tem um nome especial na língua de Moliére, se não estou em erro, "Aubépine" e não "rose". Como as outras roseiras, as suas pétalas são comestíveis, mas (segundo me disseram) só do fruto desta se pode fazer doce:-)

Céu disse...

Lembrei dos textos de 2009 que publicaste no teu blogue.
Gosto muito mais destes do que dos mais recentes, mas também tanta coisa mudou desde então…

Anabela Magalhães disse...

Ora viva, Reverendo!
Não fazia ideia do que me dizes... com que então posso comê-la?!
Beijocas!

Anabela Magalhães disse...

Eu sei, Céu, e também sei que quanto mais recuares mais gostas...
Engraçado, eu também... mas é como tu dizes... mas o que a vida mudou... quem haveria de dizer?!
Beijocas, Miga!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.