segunda-feira, 11 de julho de 2011

PAF - Padaria


PAF - Padaria - EB 2/3 de Amarante - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

PAF - Padaria

Hoje foi um dia duro, confesso, mas fossem todos os dias na escolinha assim tão felizes como o de hoje e ninguém me veria com outra cara que não a de sorriso rasgado e estampado no rosto.
A PAF- Prova de Aptidão Final - da minha direcção de turma do 2ºP, começou logo de manhãzinha, pela hora marcada. Em grupos de dois, excepcionalmente de três, os alunos seleccionaram os materiais necessários, pesaram, misturaram, amassaram, deram o tempo certo para levedar as massas, deram a forma correcta ao pão e colocaram-no a cozer com uma desenvoltura que deixou o nosso presidente do júri, representante da entidade certificadora Turismo de Portugal, genuinamente agradado com o trabalho desenvolvido por estes meninos e meninas que hoje arrancaram notas fabulosas, que correspondem, plenamente, ao trabalho por eles desenvolvido.
O resultado está à vista, nas fotografias que hoje partilho com os meus leitores. Pena é que não possam sentir o seu delicioso odor de pão acabado de cozer, que não possam abrir estes pães fumegantes, que se chamam parolos, pães de água, pães de centeio, cacetes franceses, regueifas e torcidos, pães de trigo, broas de trigo, broas de milho e pães com pepitas de chocolate, uma invenção do Rui que, inspirado nos Muffins, resolveu um dia experimentar meter umas pepitas de chocolate em massa de pão e criou um produto inovador, que hoje fez as delícias de todos os que pela escola andaram. Aliás, o pão, todo ele, fez as delícias de quem hoje o experimentou, ainda escaldante, acabadinho de sair do forno.
Hoje foi dia de fornadas de pão. Amanhã será dia de fornadas de pastelaria diversa.... ai ai ai... ai as bóias! Mas já só desejo que o dia de amanhã esteja à altura do de hoje....
Resta-me agradecer a toda a equipa que os trouxe aqui - a todos os professores que continuam a apoiá-los muito embora eles não sejam já seus... sendo que o continuam a ser passados todos estes anos; aos professores do ano passado e aos deste ano que fizeram um trabalho contínuo e sem vacilações; à psicóloga da escolinha que sempre os apoiou quando tal se revelou necessário; aos encarregados de educação que estiveram presentes sempre que tal se revelou necessário; aos funcionários da EB 2/3 de Amarante que os acarinham como não há igual e a todos os membros da direcção da EB 2/3 de Amarante que faz um trabalho de proximidade junto de todos os jovens que acolhe no seu seio. O resultado a que agora chegamos é fruto do trabalho de muitos que remam todos para o mesmo lado, tratando de alcançar porto seguro.
Obrigada a todos os que lhes limparam as lágrimas quando foi caso disso, que os acalmaram e sossegaram aquando dos ataques de ansiedade e de nervos, que os escutaram com compreensão, que lhes puxaram as orelhas, metaforicamente falando, sempre que tal foi imprescindível e se revelou conveniente dando origem a chás por vezes quase intermináveis e obrigatórios para a correcção de trajectórias que têm de ser corrigidas ali e agora e não mais tarde, não noutro lugar, obrigada a todos quantos com eles gargalharam...
E termino deixando um agradecimento especial ao professor Armando, de padaria. Apenas porque hoje foi o seu dia. Apenas porque eles brilharam com luz própria.

8 comentários:

JR disse...

Que haja algum lugar onde os alunos ainda aprendem a fazer, coisa rara nos dias que vão correndo.
Parabéns pelos resultados

Anabela Magalhães disse...

Há muitos, João, apesar do ME e dos políticos apostados em conspurcar o país.
Estes miúdos e miúdas estão aptos a montar uma padaria! Aprenderam a fazer e não desperdiçaram as oportunidades que lhes foram dadas.
Fico contente. :)
Obrigada pelo apoio!

Maria Adelaide disse...

Apenas para partilhar a grata emoção de te ler e "saborear", de longe, a VOSSA alegria!
Parabéns a TODOS!
Lai

Anabela Magalhães disse...

Obrigada, Anjo da Guarda!
Beijinhos com saudadinhas tuas...

gabrielvboas disse...

Pães deliciosos, feitos por alunos que são um orgulho para os seus professores e para a sua DT.

Anabela Magalhães disse...

São o nosso orgulho, não são Gabriel? O orgulho da Nossa Escola!
Hoje o pão deles foi um verdadeiro sucesso lá pela escolinha... eheheh...
Beijocas

Anónimo disse...

Se for tão saboroso quão atraente...

Anabela Magalhães disse...

Mais saboroso do que atraente, Luís, que é assim que deve ser... eh eh eh...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.