sábado, 25 de agosto de 2012

Muros Meus



Muros Meus - Serra da Aboboreira - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
 
Muros Meus

Avançam, devagar devagarinho. Muito devagarinho. Mas avançam.
As fotografias, tiradas com uns poucos dias de intervalo, dão conta disso mesmo. O trabalho é árduo e eu não tenho formação de pedreira... nem a força dos pedreiros... muito embora não me esqueça que se me derem um ponto de apoio eu moverei o mundo... não é assim?
Todo o muro novo era inexistente com excepção das duas pedras grandes que arrancam do solo, à esquerda na fotografia. Tudo o resto foi por mim construído num trabalho que começa por retirar a terra acumulada durante anos numa preparação primeira do terreno que vai receber as pedras. Por vezes tenho agradáveis surpresas... e lá me aparecem umas quantas pedras já colocadas no sítio certo porque o que eu imagino ao olhar para os meus muros inacabados também já outro alguém, lá muito atrás no tempo, imaginou um dia... e passou à acção ou no alinhamento dos muros não apareceria pedra alguma às minhas cavadelas. Fico contente por assim ser, por assim ver a continuidade de um trabalho que alguém começou e eu, por certo, acabarei... se me for dado tempo em quantidade suficiente.... e eu preciso de muito...
É claro que daqui a uma meia dúzia de anos ninguém conseguirá distinguir o que por mim foi feito e o pré-existente pois os musgos e os líquenes farão o seu trabalho... tal como já o fizeram no muro de cima, por mim terminado e hoje absolutamente harmonioso.

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.