segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Sinagoga Kadoorie Mekor Haim - Porto

Sinagoga Kadoorie Mekor Haim - Porto

"«No ano da reabilitação do fundador da Comunidade Israelita do Porto reabilitar-se-á também a sinagoga», disse à Lusa Isabel Ferreira Lopes, vice-presidente da Comunidade, numa alusão à decisão do Parlamento em 2012 que condenou formalmente a decisão do Exército, em 1937, de afastar o capitão judeu Artur Barros Basto, por participar em cerimónias de circuncisão a alunos do Instituto Teológico Israelitas do Porto, que havia fundado.
Em Julho, o parlamento aprovou uma proposta de resolução que recomenda ao Governo a reintegração póstuma de Barros Basto, depois de um requerimento apresentado pela família na Assembleia da República em Outubro de 2011, uma petição online e até um apelo do escritor Richard Zimmler.
O vídeo sobre a sinagoga que Barros Basto impulsionou, está disponibilizado no canal Youtube desde o dia 10 de julho e teve até ao momento mais de 89200 visitas.
Ao longo dos pouco mais de seis minutos é contada a história, em legendas em inglês, da sinagoga – «a maior da península Ibérica» – construída numa altura em que «na Alemanha as sinagogas eram queimadas».
A Kadoorie Mekor Haim é o «centro da comunidade judaica do Porto» que «abriu as suas portas para todos os judeus e cripto-judeus que apresentem provas das suas origens judaicas», diz ainda o pequeno filme.
Para além do capitão, o vídeo destaca ainda «muitos outros judeus contribuíram com importantes serviços para a comunidade judaica do Porto» como Sir Elly Kadoorie, Laurence Kadoorie, Horace Kadoorie, Paul Goodman, Rabbi-Mor Israel Levy, Cecil Roth, Barão Edmond Rothschild, Barão Edouard de Rothschild, Lucien Wolf, Rabbi-Mor David de Sola Pool, Menasseh Kniszinski Bendob e Lili Jean-Javal.
Actualmente, no primeiro piso da sinagoga, é possível visitar um espaço onde os pertences do capitão Barros Basto são guardados e dispostos."
Daqui.

Nota - Artur Carlos de Barros Basto, o português que hasteou a bandeira da República no Porto, nasceu em Amarante a 18 de Dezembro de 1887 e morreu no Porto a 8 de Março de 1961.
Repousa em paz, no cemitério de Amarante.

2 comentários:

DL disse...

Este é daquele tipo de post que eu devia fazer, mas a preguiça não deixa ;)
Ainda bem que existe o 'Anabela Magalhães'

Anabela Magalhães disse...

Eheheh... é verdade que o estava a fazer e a lembrar-me de ti...
Leva-o, se quiseres, para o teu Lisboa...

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.