terça-feira, 11 de setembro de 2012

Raivas

Raivas no Forno e a Crescer - S. Gonçalo - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
Raivas

Nem de propósito ontem à noite deu-me para fazer raivas. As raivas são uma bolachas tão fáceis de fazer que até eu as faço e faço-as a olho, uma medida de açúcar que é mais ou menos um copo, um bocado de manteiga, misturam-se bem estes dois ingredientes até incorporar a manteiga no açúcar, juntam-se três ovos inteiros batendo-os um a um, junta-se farinha e vai-se misturando tudo até a massa estar espessa e ficar agarradinha à colher de pau. Pode juntar-se canela, eu junto sempre porque a amo e uso a torto e a direito. Unta-se o tabuleiro com manteiga, polvilha-se com farinha, dispõe-se a massa em colheradas espalhadas porque elas tendem a esparramar-se com o calor e forno com elas. Quando estiverem no ponto viram-se e já está, é só comer as raivas!
Faço estas raivas amiúde. Confesso até que gosto muito de comer raivas, para além de gostar de rapar a bacia para comer a massa crua e de ficar para ali a saborear a massa, lentamente, apreciando todos os matizes do sabor da dita cuja. Digamos que sou uma lambona de raivas.
Hoje as raivas revelaram-se uma preciosa ajuda durante a intervenção do nosso querido Vítor Gaspar. Enquanto ele falava vagarosamente eu fui comendo as minhas raivas ao mesmo ritmo. Assim, tive tempo de devorar as minhas raivas todas, ai meus deuses! e acabei-lhes com o stock recentemente renovado. Resultado - Estou que nem posso... mas verdadeiramente estou que nem posso mesmo com a intervenção do nosso ministro das Finanças e não sei se estou capaz de digerir todas as medidas de agravamento, de difícil digestão. É que, de ajustamento em ajustamento, de corte em corte, de pacote restritivo em pacote restritivo... sei que estamos a cada dia mais pobres, sei que estamos a ficar cada vez mais gregos...

2 comentários:

SetePecados(I)mortais disse...

"Gestapozinho" adoraria taxar as tuas raivas. Não cortá-las, porque és tu que as fazes e que as comes.
Dado a velocidade a que o homem fala e à desfaçatez com que lança impostos deves ter abusado tanto da raiva que agora vais ter que fazer uma dieta. Pelo menos é o que o dr. da troika está sempre a receitar.

Anabela Magalhães disse...

Adoraria e não tenho a certeza se ele não conseguirá deitar-lhes a gadunha!!! À velocidade com que taxam tudo...
Olha, o que me vale é mesmo o meu metabolismo... eheheh... que santo que ele é!!!!

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.