quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Amarante - Incêndios I



Amarante - Incêndios I - Serra da Aboboreira
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
Amarante - Incêndios I

A pouca vergonha é a mesma de sempre, é capaz de me provocar verdadeiro asco e resume-se à cena triste de sempre, que se repete ano após ano numa sequência que até dói de previsível - volta e meia, ano sim ano sim, os arrabaldes de Amarante ardem a bom arder com incêndios muitas vezes a começarem durante a noite e lá temos o velho panorama de sempre, capaz de arrepiar a alma mais insensível - braseiros aqui e ali a envolveram Amarante numa nuvem de fumo espesso onde nem o sol se atreve a penetrar por muito que se esforce e que brilhe lá de cima, aquecendo o nosso sistema solar.
Os efeitos dos incêndios são devastadores para as depauperadas economias locais, para além de deixarem em sobressalto as poucas populações, o mais das vezes muito idosas, resistentes ao êxodo rural imparável que deixará este país por certo tão pesado, mas tão pesado no litoral! que correrá sérios riscos de afundamento no bravio Atlântico.
Os efeitos dos incêndios são estes que agora partilho em fotografias tiradas no Jardim do Escorpião Azul, o único que possuo, outrora tão verde e viçoso, agora quase completamente reduzido a cinzas.
Sim, sei que a Mãe Natureza se encarregará de repor cada planta, cada árvore ardida... mas, até quando esta pouca vergonha se manterá?

Nota 1- Felizmente desta vez cheguei dois dias depois das labaredas e escapei ao seu combate... aqui...
Nota 2 - A fotografia da aldeia mostra o ar envolto em fumo... por aqui o ar tem estado praticamente irrespirável...

2 comentários:

Anónimo disse...

Tenho pena dos Bombeiros!!!

Anabela Magalhães disse...

Me too! :(

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.