segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Mercearia do Covelo

Mercearia do Covelo - Rua 31 de Janeiro - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
Mercearia do Covelo

Se aqui pelo burgo vão fechando lojas atrás de lojas, tal como dei conta no post Amarante/Portugal a Encerrar, a verdade é que também há quem teime em remar contra a maré e abra lojas atrás de lojas tentando assim fintar a crise, quem sabe ajudando o burgo a sair dela.

Foi o caso da Joana Meireles que arregaçou as mangas e abriu esta deliciosa mercearia, na rua 31 de Janeiro, nº 210, em Amarante, chamada Mercearia do Covelo.
Aqui pode encontrar azeites e vinagres especiais, cervejas artesanais deliciosas que já experimentei, conservas variadas, vinhos xpto, maravilhosos biscoitos sortidos e por sortir, ai os biscoitos Paupério da minha avó Luzia!, chás, rebuçados, batatas fritas raras e produtos frescos como cogumelos produzidos aqui mesmo em Amarante.
Grande preocupação da Joana... que se respira em toda a loja? A presença de produtos portugueses e da região de Amarante em todo o interior da mercearia.
Assim se caminha em direcção ao futuro apostando na produção nacional. Portugal e os portugueses também fazem bem!

Desejo toda a sorte do mundo para este negócio emergente em muitas cidades, emergente também por aqui por Amarante... que Amarante já foi terra que deu cartas aqui pela região, em múltiplos sectores, mercearias incluídas que já viveram tempos de ouro que alimentaram muitas e muitas famílias...
Amarante conseguirá recuperar o seu brilho um pouco perdido? Continuará a afirmar-se como uma terra única e deveras especial?
Amarante... terra partida ao meio por um rio que é nosso, com um não sei o quê de burguês italiano no casario debruçado sobre o Tâmega, rodeada de arvoredo ora verde, ora pintando-se de Outono, ora despindo-se por completo assumindo uma nudez macia e quente.

Parabéns, Senhora Arquitecta!
Aqui lhe deixo um brinde ao futuro! Tchim! Tchim!

Nota - Na Mercearia do Covelo também pode petiscar...

Sem comentários:

 
Creative Commons License This Creative Commons Works 2.5 Portugal License.